Inocência, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste lideram geração de empregos na região norte em julho

Municípios estão entre os maiores saldos positivos do estado, que abriu 3.023 vagas formais no mês, segundo dados do Caged

Imagem de compartilhamento para o artigo Inocência, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste lideram geração de empregos na região norte em julho da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Inocência, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste se destacaram na geração de empregos formais em julho na região norte de Mato Grosso do Sul, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS divulgados nesta quarta-feira (27) pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e pela Funtrab, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Inocência registrou saldo positivo de 376 vagas com carteira assinada, Chapadão do Sul abriu 343 novos postos e São Gabriel do Oeste encerrou o mês com 218 empregos formais a mais. O desempenho coloca os três municípios entre os cinco que mais contrataram no Estado, ficando atrás apenas de Campo Grande, que liderou com saldo de 583 vagas.

No total, Mato Grosso do Sul teve 3.023 novos postos de trabalho formais em julho, resultado de 36.395 admissões contra 33.372 desligamentos. O acumulado de janeiro a julho soma 26.755 vagas abertas, o que representa crescimento de 4,2% no estoque de empregos de 2024 e coloca o Estado na 13ª posição entre as unidades da federação em empregabilidade.

Nos últimos 12 meses, o saldo foi de 16.689 empregos, com 697.024 trabalhadores formais ocupados em Mato Grosso do Sul. A taxa de rotatividade ficou em 32,69%, dentro da média nacional. Outro dado positivo foi o ritmo de admissões, que cresceu 69% em relação a junho e 4,1% frente ao mesmo mês de 2024.

Entre os setores, a construção civil puxou o saldo com 1.191 novas vagas, seguida pelo comércio (+675) e serviços (+603). Em contrapartida, Dourados (-154), Água Clara (-104) e Caarapó (-95) registraram os maiores saldos negativos.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou que os resultados refletem o bom momento da economia sul-mato-grossense. “Ter saldo positivo de empregos com carteira assinada significa fortalecer o nosso Capital Humano, que é um dos pilares que colocaram Mato Grosso do Sul na 9ª posição do ranking de competitividade nacional. Isso mostra que a estratégia do Governo do Estado, de combinar atração de investimentos, diversificação produtiva e qualificação profissional, está dando resultados concretos”, afirmou.

Ele também lembrou que a taxa de desocupação medida pela PNAD Contínua Trimestral do IBGE caiu para 2,9% no segundo trimestre de 2025, o menor índice desde 2012, mantendo o Estado na quarta posição entre as menores taxas de desemprego do país. O levantamento, segundo a Semadesc, permite direcionar políticas públicas de inclusão produtiva e fortalecimento da empregabilidade em todas as regiões do Estado.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/GovMS

Você também pode gostar de ler