Uma corrida contra o tempo terminou com um final feliz na noite da última terça-feira (02), quando o Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica realizou a manobra de desobstrução para salvar a vida de uma bebê de apenas 20 dias que estava engasgada.
Conforme informações do Bombeiros, o incidente ocorreu por volta das 23h30, após os bombeiros serem acionados via 193. Em um ato de urgência, a central de atendimento iniciou imediatamente as orientações por telefone, instruindo a mãe sobre como realizar os primeiros procedimentos de desengasgo enquanto a equipe se deslocava para o local.
A família, em desespero, tomou a decisão de ir diretamente ao quartel. Chegando lá, a equipe de serviço agiu rapidamente e realizou a manobra de desobstrução das vias aéreas. Com apenas três tapotagens — pequenos golpes nas costas —, a bebê voltou a respirar normalmente e chorou, um sinal de melhora imediata.
Após o sucesso do resgate, a guarnição orientou os pais a levarem a criança para avaliação médica na Fundação Hospitalar, onde ela passaria por exames complementares para garantir seu bem-estar. Em um gesto de gratidão, a família retornou ao quartel no dia seguinte para agradecer aos bombeiros e, emocionada, aprendeu a realizar a manobra. A atitude reforça a importância da prevenção e do conhecimento em primeiros socorros para a comunidade.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma em situações de emergência e ligar para o 193 imediatamente, pois as orientações vitais podem fazer a diferença enquanto a ajuda profissional não chega.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Bombeiros de Costa Rica
Você também pode gostar de ler
Costa Rica, Chapadão e Cassilândia terão calor de até 34°C nesta terça
Municípios vizinhos também terão tempo firme, sem previsão de chuva e com baixa umidade do ar
Publicado em 04/08/2026 às 06:33 - Atualizado em 04/08/2026 às 06:50 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Chapadão do Sul terão segunda-feira de sol e calor de até 34°C
Tempo firme predomina em toda a região norte de Mato Grosso do Sul, com baixa umidade durante a tarde e sem previsão de chuva
Publicado em 03/08/2026 às 06:32 - Atualizado em 03/08/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e região Norte de MS terão sábado de sol, calor de 31°C e baixa umidade do ar
Previsão indica tempo firme, sem chance de chuva, com temperaturas elevadas e umidade em níveis de atenção durante a tarde em municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul
Publicado em 01/08/2026 às 07:16 - Por Camila Borges
Sexta-feira será de tempo seco e calor em Costa Rica e região Norte de MS
Previsão do Inmet indica predomínio de sol, baixa umidade do ar durante a tarde e temperaturas acima dos 30°C em municípios da região
Publicado em 31/07/2026 às 06:37 - Atualizado em 31/07/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
Chuva forte e ventos atingem Mato Grosso do Sul; Defesa Civil não registra ocorrências graves
Frente fria provocou chuva intensa, rajadas de vento e granizo em algumas regiões do Estado; Campo Grande registrou mais de 60 milímetros de chuva
Publicado em 30/07/2026 às 14:55 - Atualizado em 30/07/2026 às 15:21 - Por Camila Borges
Chuva e queda nas temperaturas marcam a manhã em Costa Rica nesta quinta-feira
Mudança no tempo trouxe chuva nas primeiras horas do dia e deixou o clima mais ameno no município
Publicado em 30/07/2026 às 13:34 - Atualizado em 30/07/2026 às 14:00 - Por Camila Borges