Uma corrida contra o tempo terminou com um final feliz na noite da última terça-feira (02), quando o Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica realizou a manobra de desobstrução para salvar a vida de uma bebê de apenas 20 dias que estava engasgada.
Conforme informações do Bombeiros, o incidente ocorreu por volta das 23h30, após os bombeiros serem acionados via 193. Em um ato de urgência, a central de atendimento iniciou imediatamente as orientações por telefone, instruindo a mãe sobre como realizar os primeiros procedimentos de desengasgo enquanto a equipe se deslocava para o local.
A família, em desespero, tomou a decisão de ir diretamente ao quartel. Chegando lá, a equipe de serviço agiu rapidamente e realizou a manobra de desobstrução das vias aéreas. Com apenas três tapotagens — pequenos golpes nas costas —, a bebê voltou a respirar normalmente e chorou, um sinal de melhora imediata.
Após o sucesso do resgate, a guarnição orientou os pais a levarem a criança para avaliação médica na Fundação Hospitalar, onde ela passaria por exames complementares para garantir seu bem-estar. Em um gesto de gratidão, a família retornou ao quartel no dia seguinte para agradecer aos bombeiros e, emocionada, aprendeu a realizar a manobra. A atitude reforça a importância da prevenção e do conhecimento em primeiros socorros para a comunidade.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma em situações de emergência e ligar para o 193 imediatamente, pois as orientações vitais podem fazer a diferença enquanto a ajuda profissional não chega.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Bombeiros de Costa Rica
Você também pode gostar de ler
Quinta-feira terá calor de até 38°C e alerta de tempestade em Costa Rica, Alcinópolis, Cassilândia e região
Temperaturas seguem em elevação, enquanto INMET prevê chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo a partir de sexta-feira
Publicado em 17/09/2026 às 06:34 - Atualizado em 17/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
Máximas não passam dos 32ºC e chuva pode aparecer a qualquer momento nesta terça-feira em Figueirão e Alcinópolis
Temperaturas devem variar entre manhãs mais amenas e tardes quentes, com possibilidade de pancadas isoladas em alguns municípios
Publicado em 15/09/2026 às 06:37 - Atualizado em 15/09/2026 às 07:02 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Chapadão do Sul têm mudança no tempo nesta segunda-feira
Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão, Alcinópolis, Selvíria e Pedro Gomes terão variação de nebulosidade, calor e possibilidade de chuva em pontos da região
Publicado em 14/09/2026 às 06:41 - Atualizado em 14/09/2026 às 06:42 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica terá sábado de calor e muitas nuvens, com máxima de 33°C
Previsão para este sábado (12) indica tempo seco, nenhuma chance de chuva e umidade do ar podendo cair para 34%
Publicado em 12/09/2026 às 07:16 - Atualizado em 12/09/2026 às 07:17 - Por Camila Borges
Prepare o guarda-chuva: quarta terá calor de 35ºC e chuva em Paraíso das Águas e Alcinópolis
Temperaturas sobem ao longo do dia, mas pancadas com trovoadas podem ocorrer principalmente à tarde e à noite
Publicado em 09/09/2026 às 06:30 - Atualizado em 09/09/2026 às 07:05 - Por Gabi Ferreira
Calor volta a ganhar força nesta terça-feira, mas chuva pode aparece a qualquer momento em Costa Rica e Chapadão do Sul
Temperaturas sobem em Costa Rica, Chapadão do Sul, Figueirão e Alcinópolis, enquanto instabilidades podem provocar pancadas isoladas ao longo do dia
Publicado em 08/09/2026 às 06:31 - Atualizado em 08/09/2026 às 07:05 - Por Gabi Ferreira
Calor de até 39°C divide espaço com chance de temporais neste sábado em Cassilândia, Figueirão e região; veja previsão
Temperaturas seguem elevadas no norte do Estado, enquanto instabilidade aumenta e pode provocar pancadas durante a tarde e à noite
Publicado em 05/09/2026 às 07:41 - Atualizado em 05/09/2026 às 07:56 - Por Gabi Ferreira