Segunda safra de milho em MS se aproxima do fim com colheita em 88,6% na região Norte

Estado deve colher 14,2 milhões de toneladas, com produtividade recorde impulsionada por boas condições climáticas

Imagem de compartilhamento para o artigo Segunda safra de milho em MS se aproxima do fim com colheita em 88,6% na região Norte da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A colheita da segunda safra de milho 2024/2025 na região Norte de Mato Grosso do Sul já atingiu 88,6% da área plantada, aproximando-se da fase final, segundo boletim divulgado nesta semana pela Aprosoja/MS. No total do estado, 90,9% da safra estimada já foi colhida.

O levantamento do Projeto SIGA-MS aponta que a região Norte fica ligeiramente atrás do Sul (91,8%) e do Centro (89,1%) do estado. A safra estadual deve atingir 14,226 milhões de toneladas, um aumento de 68,2% em relação ao ciclo anterior. O crescimento é impulsionado pela produtividade média de 112,7 sacas por hectare, alta de 68,1%, enquanto a área plantada registrou leve aumento de 0,1%.

Conforme o relatório, mais de 87% das lavouras da região Norte permanecem em boas condições, favorecendo produtividades que variam entre 61 e 196 sacas por hectare. O bom desempenho da segunda safra é atribuído ao volume de chuvas registrado em abril.

No final de julho, ventanias intensas provocaram tombamento de aproximadamente 13 mil hectares de lavouras, principalmente nas regiões Centro e Sul do estado. As perdas foram estimadas entre 20% e 40% da produção nessas áreas, mas não comprometeram os resultados gerais da safra.

Até 1º de setembro, a comercialização do milho 2024/2025 havia atingido 52% no estado, com a cotação média em R$ 49,55 a saca na última semana de agosto.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Aprosoja

Você também pode gostar de ler