Novo incêndio em Chapadão do Sul mobiliza aviões e destrói 270 hectares de vegetação

Chamas que começaram em Goiás e avançaram para MS foram controladas, mas pequenos focos ainda exigem atenção; uso de aeronaves se mostrou decisivo

Imagem de compartilhamento para o artigo Novo incêndio em Chapadão do Sul mobiliza aviões e destrói 270 hectares de vegetação da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Um incêndio que teve início na segunda-feira (8), na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul, atingiu novamente Chapadão do Sul nesta terça-feira (9), destruindo cerca de 270 hectares de vegetação em uma grande propriedade rural. O uso de aviões no combate às chamas foi o grande destaque da operação e contribuiu para controlar o avanço do fogo, que deixou pequenos focos remanescentes mais fáceis de conter.

As chamas se espalharam rapidamente devido à vegetação seca, ao calor intenso e à baixa umidade do ar. Equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de brigadistas de fazendas e aeronaves, realizaram o combate direto, evitando que o fogo se alastrasse para áreas ainda maiores. O trabalho agora se concentra no rescaldo, para garantir que nenhum foco permaneça ativo.

O uso de aviões no combate ao incêndio gerou debate entre moradores e internautas, que sugeriram a aquisição de um modelo tanque para o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul, como forma de reforçar a resposta a situações extremas e impedir que o fogo saia do controle,s egundo o site local Chapadense News.

Na segunda-feira (8), o incêndio começou no lado goiano da divisa e atravessou o Rio Aporé, atingindo lavouras de cana em Chapadão do Sul. A BR-060 chegou a ser interditada devido à fumaça intensa, e equipes de ambos os estados atuaram simultaneamente para controlar o fogo.

Até o momento, não há registro de feridos, mas motoristas e moradores da região foram orientados a redobrar a atenção.

Fonte: MS Todo Dia

Foto/vídeo: Reprodução/Chapadense News

Você também pode gostar de ler