Chapadão do Sul, Costa Rica e Cassilândia registraram umidade abaixo de 15% nesta sexta-feira

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas

Imagem de compartilhamento para o artigo Chapadão do Sul, Costa Rica e Cassilândia registraram umidade abaixo de 15% nesta sexta-feira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Uma onda de calor e tempo seco atinge o Norte de Mato Grosso do Sul, colocando a região entre as que registraram as menores umidades e as maiores temperaturas do país nas últimas 24 horas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice de umidade do ar chegou a 10% e o calor ultrapassou os 41°C.

O tempo seco e quente coloca Mato Grosso do Sul no topo entre as regiões com menor umidade do ar e maior temperatura registradas nas últimas 24h. O índice alcançou 10% e o calor, 41,2°C, na quinta-feira (11), conforme o Inmet. O Estado só perde para São Paulo e Minas Gerais, que marcaram umidade em 7%.

A baixa umidade, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), é resultado de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.

Cidades do norte de Mato Grosso do Sul estão entre as mais afetadas. Cassilândia, por exemplo, registrou umidade de 10% e a temperatura atingiu 38,2°C.

Outras cidades da região também enfrentam condições críticas. Chapadão do Sul e Costa Rica marcaram umidade em 13%, com temperaturas de 36,1°C e 36,7°C, respectivamente. Coxim teve umidade de 12% e a temperatura chegou a 40,6°C.

A condição climática, além de ser prejudicial à saúde, aumenta o risco de incêndios florestais. O Inmet renovou o alerta de baixa umidade, que permanece em vigor até as 20h desta sexta-feira, com índices variando entre 10% e 30% em grande parte do estado.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Arquivo MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler