MS inicia plantio da safra de soja 2025/2026 com expectativa de 15,2 milhões de toneladas

Área cultivada deve crescer 5,9% e custos elevados de insumos exigem cautela dos produtores

Imagem de compartilhamento para o artigo MS inicia plantio da safra de soja 2025/2026 com expectativa de 15,2 milhões de toneladas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com o fim do vazio sanitário na segunda-feira (15), está liberado a partir desta terça-feira (16) o plantio da safra de soja 2025/2026 em Mato Grosso do Sul. Projeções da Aprosoja/MS apontam crescimento tanto na área cultivada quanto na produção, mas o desempenho dependerá do clima e do equilíbrio nos custos de produção.

A estimativa é de 4,79 milhões de hectares plantados, aumento de 5,9% em relação ao ciclo anterior. A produção projetada é de 15,2 milhões de toneladas, avanço de 8,1%, com produtividade média de 52,8 sacas por hectare, cerca de 2% a mais que no último ciclo.

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, avalia que o início do plantio marca um momento de confiança, mas que pede atenção diante de fatores externos. “O planejamento e a adoção de práticas modernas serão fundamentais para consolidar a força do nosso Estado no cenário nacional”, afirmou.

Segundo Gabriel Balta, coordenador técnico da entidade, os números refletem adaptação do produtor sul-mato-grossense. “O ciclo de 15,2 milhões de toneladas reflete estratégias de manejo e variedades mais adaptadas, mas depende de clima dentro da normalidade”, destacou.

Entre os desafios, a irregularidade das chuvas segue como principal fator de incerteza. No campo econômico, os custos de insumos também pressionam o setor: fertilizantes como MAP tiveram alta de 43%, ureia subiu 25% e KCL, 23%. Outros produtos complementares, como o Starter Manganês Platinum, aumentaram 39%.

Para o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, o cenário exige planejamento financeiro. “Gestão criteriosa, uso de seguro rural e vendas antecipadas são estratégicos para proteger a rentabilidade diante de margens mais apertadas”, explicou.

Com área ampliada e demanda internacional aquecida, Mato Grosso do Sul inicia a safra em posição de destaque. Para Jorge Michelc, a chave está no equilíbrio: “O otimismo precisa vir acompanhado de prudência para transformar projeções em resultados concretos”.

O Estado também será palco da Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2025/2026, marcada para 3 de outubro, às 9h, na Fazenda Recanto, em Sidrolândia.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler