Médico paulista morre em queda de avião em fazenda de Coxim

Aeronave Cessna P210 decolou em Itiquira (MT) e caiu durante mau tempo; buscas foram coordenadas pela Base Aérea de Campo Grande

Imagem de compartilhamento para o artigo Médico paulista morre em queda de avião em fazenda de Coxim da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O médico paulista e pecuarista em Mato Grosso, Ramiro Pereira Matos, de 67 anos, morreu nesta terça-feira (16) após a queda do avião que pilotava em uma fazenda localizada a cerca de 180 quilômetros de Coxim. Ele foi encontrado sem vida entre os destroços da aeronave.

De acordo com o site especializado Aero In, o avião era um Cessna 210 Silver Eagle, de prefixo PS-FDW, fabricado em 1980 e em situação regular de aeronavegabilidade junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A aeronave havia decolado de Itiquira (MT) por volta das 7h30, com previsão de pouso em Sonora (MS) às 9h30. Durante o trajeto, enfrentou condições meteorológicas adversas e desapareceu dos radares na divisa entre os dois estados.

Informações preliminares apontam que houve uma brusca queda de altitude durante uma tempestade. O último contato teria sido feito por outro aviador, que relatou à família de Ramiro que a voz do piloto estava trêmula e que ele mencionou dificuldades causadas pelo mau tempo. O último registro de localização foi próximo à Fazenda Paraíso, no Pantanal, mas os destroços foram encontrados na Fazenda Santa Terezinha. Indícios sugerem que o médico tentou realizar um pouso de emergência.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não havia registros de chuva em Coxim no período, mas plataformas de monitoramento mostravam correntes de ar fortes entre Coxim e Sonora, além de registros de pancadas de chuva em Itiquira, ponto de partida do voo.

A Base Aérea de Campo Grande mobilizou duas equipes para apoiar as buscas, sob coordenação do Salvaero Amazônico. Foram empregados um avião SC-105 e um helicóptero H-60L na varredura da região. Partes do motor da aeronave foram localizadas pelos militares, confirmando o acidente.

A família do médico foi informada ainda durante as buscas. O filho de Ramiro, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, de 37 anos, confirmou a morte em entrevista ao Campo Grande News. “Sim, infelizmente, ele faleceu”, disse, consternado.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Redes sociais/Aero In

Você também pode gostar de ler