O médico paulista e pecuarista em Mato Grosso, Ramiro Pereira Matos, de 67 anos, morreu nesta terça-feira (16) após a queda do avião que pilotava em uma fazenda localizada a cerca de 180 quilômetros de Coxim. Ele foi encontrado sem vida entre os destroços da aeronave.
De acordo com o site especializado Aero In, o avião era um Cessna 210 Silver Eagle, de prefixo PS-FDW, fabricado em 1980 e em situação regular de aeronavegabilidade junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A aeronave havia decolado de Itiquira (MT) por volta das 7h30, com previsão de pouso em Sonora (MS) às 9h30. Durante o trajeto, enfrentou condições meteorológicas adversas e desapareceu dos radares na divisa entre os dois estados.
Informações preliminares apontam que houve uma brusca queda de altitude durante uma tempestade. O último contato teria sido feito por outro aviador, que relatou à família de Ramiro que a voz do piloto estava trêmula e que ele mencionou dificuldades causadas pelo mau tempo. O último registro de localização foi próximo à Fazenda Paraíso, no Pantanal, mas os destroços foram encontrados na Fazenda Santa Terezinha. Indícios sugerem que o médico tentou realizar um pouso de emergência.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não havia registros de chuva em Coxim no período, mas plataformas de monitoramento mostravam correntes de ar fortes entre Coxim e Sonora, além de registros de pancadas de chuva em Itiquira, ponto de partida do voo.
A Base Aérea de Campo Grande mobilizou duas equipes para apoiar as buscas, sob coordenação do Salvaero Amazônico. Foram empregados um avião SC-105 e um helicóptero H-60L na varredura da região. Partes do motor da aeronave foram localizadas pelos militares, confirmando o acidente.
A família do médico foi informada ainda durante as buscas. O filho de Ramiro, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, de 37 anos, confirmou a morte em entrevista ao Campo Grande News. “Sim, infelizmente, ele faleceu”, disse, consternado.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Redes sociais/Aero In
Você também pode gostar de ler
Motorista perde controle de caminhonete e sai da pista em Chapadão do Sul
Acidente ocorreu durante a madrugada e, apesar do impacto, não houve feridos
Publicado em 30/03/2026 às 07:52 - Atualizado em 30/03/2026 às 08:33 - Por Gabi Ferreira
Ciclista fica ferida após queda em avenida de Chapadão do Sul
Vítima foi socorrida consciente e encaminhada ao hospital do município com escoriações leves
Publicado em 30/03/2026 às 07:41 - Atualizado em 30/03/2026 às 07:44 - Por Gabi Ferreira
Operador de trator morre após acidente em ribanceira entre Paranaíba e Cassilândia
Trabalhador de 32 anos foi encontrado sem vida dentro do veículo após desaparecer durante o trabalho; cabine do trator ficou destruída com o impacto
Publicado em 27/03/2026 às 06:47 - Atualizado em 27/03/2026 às 07:12 - Por Gabi Ferreira
Motociclista fica ferido após queda em avenida em Chapadão do Sul
Homem de 33 anos foi socorrido consciente, porém desorientado, e encaminhado ao hospital municipal
Publicado em 26/03/2026 às 10:01 - Atualizado em 26/03/2026 às 10:02 - Por Gabi Ferreira
Caminhão cai de ponte e deixa dois trabalhadores feridos na zona rural de Coxim
Passageiro ficou preso por cerca de seis horas em veículo parcialmente submerso
Publicado em 26/03/2026 às 08:10 - Atualizado em 26/03/2026 às 08:34 - Por Gabi Ferreira
Motorista evita tragédia após carreta perder freio na Serra Sucuriú, em Paraíso das Águas
Motorista evita acidente mais grave ao conduzir veículo para fora da rodovia; ninguém ficou ferido
Publicado em 20/03/2026 às 09:18 - Atualizado em 20/03/2026 às 09:20 - Por Gabi Ferreira
Carreta com carga de cerveja tomba na BR-262 e provoca tumulto entre Água Clara e Três Lagoas
Motoristas pararam para recolher produtos espalhados pela pista após acidente; não há informações sobre o estado de saúde do motorista
Publicado em 20/03/2026 às 07:14 - Atualizado em 20/03/2026 às 07:45 - Por Gabi Ferreira
Ônibus escolar colide com caminhão estacionado em Chapadão do Sul e assusta passageiros
Prefeitura do município se manifestou e alegou estar prestando apoio às famílias dos alunos; pais contestam versão do Executivo Municipal
Publicado em 20/03/2026 às 06:49 - Atualizado em 20/03/2026 às 06:59 - Por Gabi Ferreira
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Chapadão do Sul
Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Periquitos e Inhambu; vítima teve escoriações e foi atendida pelos bombeiros
Publicado em 17/03/2026 às 07:17 - Atualizado em 17/03/2026 às 07:18 - Por Gabi Ferreira