Centro da Melhor Idade de Alcinópolis ganha palestra de prevenção ao suicídio

A campanha tem como objetivo orientar a população sobre suicídio, e prevenir seu acontecimento

Imagem de compartilhamento para o artigo Centro da Melhor Idade de Alcinópolis ganha palestra de prevenção ao suicídio da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A psicóloga Adrielle Bocalan esteve na tarde de ontem (13), no Centro de Convivência da Melhor Idade, em Alcinópolis e ministrou palestra sobre “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio.

A campanha tem como objetivo orientar a população sobre suicídio, e prevenir seu acontecimento. 

Segundo a prefeitura, o ideal é que aos primeiros sinais de alertas, familiares ou amigos, devem imediatamente dar suporte emocional e encaminhar a pessoal para atendimento com psicólogo ou psiquiatra, para avaliação e tratamento adequado.

O suicídio entre idosos tem aumentado nos últimos anos, e alguns dos fatores são: isolamento social, dores crônicas, depressão e limitações como, mobilidade. 
Segundo a profissional, é importante manter o idoso ativo, em convívio com familiares, praticar atividades físicas em grupo, participar de atividades e rodas de conversas, mantendo-o ocupado e com a mente ativa positivamente.

Demonstrar cuidado e afeto, são umas das principais formas de fazer com que o idoso se sinta acolhido.

Estar atento aos sinais de alertas como: baixa autoestima, apatia, irritabilidade, alterações extremas de humor, solidão, ansiedade, entre outros, e procurar ajuda profissional é um dos primeiros passos para a prevenção do suicídio.

João Abadio, Secretário de Saúde, disse que é de suma importância conscientizar a população sobre o tema e orientar para que busquem ajuda, ao menor sinal de comprometimento da saúde mental, um dos principais fatores que levam as pessoas a cometerem suicídio. Informa ainda que a Secretaria de Saúde tem profissionais capacitados para atender a população que precisa de cuidados, e que vem trabalhando em campanhas preventivas, objetivando frear os impactos que as doenças mentais tem gerado na vida das pessoas.

Foto: Diculgação/Prefeitura

Você também pode gostar de ler