Quatro morrem em queda de avião no Pantanal, incluindo arquiteto chinês e dois documentaristas renomados e piloto 

Tragédia em Aquidauana vitimou o criador das “cidades-esponja”, Kongjian Yu, além do cineasta Luiz Ferraz, do diretor Rubens Crispim Jr. e do piloto Marcelo Barros

Imagem de compartilhamento para o artigo Quatro morrem em queda de avião no Pantanal, incluindo arquiteto chinês e dois documentaristas renomados e piloto  da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Um avião de pequeno porte caiu, nesta terça-feira (23), na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, na zona rural de Aquidauana, tirando a vida de quatro homens. Entre as vítimas estão o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

O acidente ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, local conhecido por sua beleza natural e por ter sido cenário da novela Pantanal da TV Globo. As causas da queda ainda estão sob investigação.

 A queda do avião representa uma grande perda para a comunidade internacional. Kongjian Yu, de 67 anos, era uma figura proeminente na arquitetura paisagista global. Professor da Universidade de Pequim e consultor do governo chinês, ele era o criador do conceito das "cidades-esponja", projetos inovadores que visam absorver grandes volumes de água em áreas urbanas.

Com um doutorado por Harvard, ele já havia desenvolvido projetos em mais de 70 cidades ao redor do mundo. Kongjian Yu estava em missão no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e seguiria em uma jornada pelo Pantanal sul-mato-grossense, uma viagem que foi fatalmente interrompida.


Imagem triste

O documentarista e cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era um talento reconhecido no cenário audiovisual. Especializado em documentários, ele dirigiu a série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, que foi indicada ao prestigiado Emmy Internacional. Ele também foi o responsável pelo aclamado documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, exibido em festivais no Brasil e no exterior.

Rubens Crispim Jr., formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, atuava como diretor de fotografia e produtor. Com uma carreira marcada por colaborações com grandes canais como Discovery Channel e National Geographic, ele era um nome de peso no audiovisual. Vencedor do reality Projeto 48 em 2006, ele também se destacou com obras como Segue o Baile Bixiga 70.

O piloto Marcelo Pereira de Barros, que pilotava a aeronave, era proprietário do avião e um profissional experiente em voos na região. Morador de Aquidauana e atuante no serviço de táxi aéreo, Marcelo era conhecido por sua habilidade e conhecimento da área, em especial sobrevoos pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Ele deixa dois filhos.


Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução redes sociais

Você também pode gostar de ler