Atletas da APAE de Costa Rica conquistam vaga para etapa nacional das Olimpíadas Especiais em Brasília

Delegação se destacou em Chapadão do Sul e vai representar MS em dezembro

Imagem de compartilhamento para o artigo Atletas da APAE de Costa Rica conquistam vaga para etapa nacional das Olimpíadas Especiais em Brasília da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Costa Rica garantiu vaga na etapa nacional das Olimpíadas Especiais das APAEs, que será realizada em dezembro, em Brasília. A conquista veio durante a XII edição estadual do evento, entre os dias 13 e 16 de setembro, em Chapadão do Sul, que reuniu delegações de todo Mato Grosso do Sul.

A equipe costarriquense contou com três atletas nas modalidades de natação e atletismo. Denilson Pimentel Reis foi campeão no salto em distância, com marca acima de 5 metros, e também conquistou a prata nos 25 metros livre da natação. Flavio Ramos de Oliveira venceu a prova de Natação Síndrome de Down, nos 25 metros livre. Já Everton Montanha da Silva ficou em quarto lugar, colaborando para o bom desempenho da delegação.

A diretora da APAE de Costa Rica, Darlene Coelho, ressaltou o impacto do resultado. “Independentemente da quantidade de medalhas, o mais importante foi ver o desempenho dos atletas, o esforço de cada um e a alegria em participar de um evento tão significativo. O objetivo maior, que é a inclusão e o esporte como ferramenta de transformação, foi alcançado”, disse.

O presidente da instituição, professor Jonas de Oliveira Santos, também destacou a importância da classificação. “É motivo de orgulho para todos nós. Nossos atletas são exemplos de dedicação e superação, e levam consigo a missão de mostrar ao Brasil a força da inclusão pelo esporte. Estamos confiantes e animados para mais esse desafio”, afirmou.

O trabalho de preparação teve à frente a professora Renata Platero, responsável pelos treinos da equipe, e o professor Natan, que coordenou as atividades de natação. “Ver nossos atletas superarem limites é uma emoção indescritível. Cada treino, cada esforço reflete a força que eles têm dentro de si. Estou imensamente orgulhosa deles e ansiosa para vê-los brilhar na etapa nacional”, declarou Renata.

Agora, os atletas se preparam para representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional, que, além da disputa por medalhas, será um espaço de convivência, aprendizado e integração entre delegações de diferentes estados.

Fonte: MS Todo Dia

Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR

Você também pode gostar de ler