MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação

Índice de alunos alfabetizados passou de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024, crescimento destacado pelo governador ao lado do ministro da educação

Imagem de compartilhamento para o artigo MS tem 2º maior avanço em alfabetização do país e Riedel celebra resultado em solenidade com ministro da Educação da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul registrou o segundo maior avanço do Brasil em alfabetização, passando de 47,4% de alunos alfabetizados em 2023 para 55,8% em 2024, segundo levantamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O salto de 8,4 pontos percentuais foi destacado pelo governador Eduardo Riedel durante solenidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, nesta quarta-feira (11), ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.

Riedel afirmou que o resultado é fruto do pacto com os municípios dentro do programa MS Alfabetiza, voltado à alfabetização na idade certa. “Todos aqui trabalham para os alunos. Este é o objetivo central das nossas ações. MS teve um dos maiores avanços no percentual no índice de alfabetização na idade certa”, declarou.

Além da educação básica, o governador também destacou a visão estratégica do Estado em ciência e tecnologia, em parceria com universidades. A reitora da UFMS, Camila Ítavo, reforçou que o Governo do Estado garante contrapartida de bolsas de iniciação científica para todas as instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.

Obras e inaugurações

Na agenda, Riedel e Santana vistoriaram as obras do Edifício Multiuso da Faculdade de Direito da UFMS, em Campo Grande, que recebe investimento de R$ 8,8 milhões pelo Novo PAC. A estrutura terá 3,2 mil metros quadrados para atender estudantes de graduação e pós-graduação.

Também foi inaugurado, de forma remota, o Edifício Multiuso da UFMS em Três Lagoas, com salas de aula, laboratórios e auditório, em área de 3,2 mil metros quadrados e investimento de mais de R$ 7,5 milhões.

O ministro Camilo Santana reforçou o papel das universidades e a necessidade de adaptação às novas tecnologias. “O único caminho para construir um país independente é a educação. As universidades formam profissionais para ganhar o mundo e a UFMS merece de nós todos os investimentos e autonomia”, afirmou.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Saul Schramm/Segov

Você também pode gostar de ler