Visitação segue suspensa no Parque do Rio Taquari enquanto incêndio ameaça destruir sítios arqueológicos milenares

Fogo atinge uma importante área de conservação localizada entre Costa Rica e Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Visitação segue suspensa no Parque do Rio Taquari enquanto incêndio ameaça destruir sítios arqueológicos milenares da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A administração do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, uma importante área de conservação localizada entre Costa Rica e Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul, confirmou que as visitações seguem suspensas por tempo indeterminado. A medida é uma resposta a um incêndio de grandes proporções que atinge a região há quatro dias, colocando em risco não apenas a natureza, mas também as equipes de combate.

A prioridade da administração é garantir a segurança de funcionários, brigadistas e eventuais visitantes, além de permitir que os esforços de combate ao fogo sejam realizados de forma mais eficaz. Novas informações sobre a reabertura do Parque só serão divulgadas quando houver condições totalmente seguras e o fogo estiver sob controle.

Neste momento, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalham intensamente para conter as chamas, que se espalham pela área e também ameaçam propriedades rurais vizinhas. Ainda não há um balanço oficial sobre a extensão do dano ambiental causado pelo fogo.

Imagem copia_1122827789fogo 2

O Parque, com seus 30.618 hectares, é um corredor ecológico crucial que liga os biomas do Cerrado e do Pantanal. Sua perda é incalculável, já que, além de sua relevância ambiental, o local abriga um rico patrimônio histórico e arqueológico, incluindo sítios arqueológicos milenares com pinturas rupestres, cavernas e traços dos antigos caminhos indígenas conhecidos como “peabirus”. 

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Redes sociais de Thaís Felício

Você também pode gostar de ler