Figueirão: Prefeito Juvenal Consolaro destaca ação do Outubro Rosa para servidoras de CMEI

Palestra no CMEI Francisco Rogério Barbosa de Oliveira, em parceria com a UBS, focou no diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero

Imagem de compartilhamento para o artigo Figueirão: Prefeito Juvenal Consolaro destaca ação do Outubro Rosa para servidoras de CMEI da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O prefeito Juvenal Consolaro divulgou a realização de uma importante ação em alusão ao Outubro Rosa no município. No dia 1º de outubro, a Equipe Multidisciplinar Educacional, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) – Arindo Rodrigues da Silva, promoveu uma palestra de conscientização para servidores e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) – Francisco Rogério Barbosa de Oliveira.

A enfermeira Renata Mortari foi a responsável por ministrar o encontro, que teve como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Ambas as doenças, apesar de estarem entre as principais causas de morte entre mulheres no Brasil, podem ser evitadas ou tratadas com sucesso quando identificadas em estágios iniciais.

Durante a atividade, foram abordados pontos cruciais para o cuidado da saúde feminina:

- A necessidade do autoexame das mamas.
- A importância da realização periódica da mamografia e do exame preventivo (Papanicolau).
- O incentivo a hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico regular.

O secretário Municipal de Educação e Esporte, Pascoal Amorim, ressaltou a relevância de levar o tema para o ambiente educacional. Ele destacou que a maioria dos profissionais da rede municipal de ensino é composta por mulheres, enfatizando que "reforçar informações de prevenção e cuidado com a saúde é fundamental, não apenas para a vida pessoal, mas também para fortalecer o ambiente educacional como um espaço de promoção da saúde.”

Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM

Você também pode gostar de ler