O prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (6) devido ao incêndio florestal que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, uma das principais áreas de preservação do Mato Grosso do Sul. O decreto nº 206/2025 foi publicado no Diário Oficial do município e reconhece oficialmente a gravidade da situação ambiental que atinge o território.
Segundo o documento, o fogo já devastou cerca de 9 mil hectares do parque, conforme parecer técnico nº 003/2025 da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O decreto classifica o desastre sob o código COBRADE 1.4.1.3.1 e 1.4.1.3.2, que correspondem a incêndios florestais e queimadas em áreas naturais, respectivamente.
A medida foi tomada após semanas de avanço incontrolável das chamas e condições climáticas extremas, marcadas por altas temperaturas, baixa umidade do ar, ventos fortes e grande quantidade de vegetação seca. O texto do decreto ressalta que o incêndio representa risco direto à saúde da população, à biodiversidade, ao patrimônio público e privado e à segurança viária e ambiental.
Com a declaração de emergência, a Prefeitura está autorizada a mobilizar toda a estrutura do poder público municipal para o enfrentamento ao desastre. Também ficam permitidas contratações emergenciais e o uso de propriedades particulares em ações de socorro, quando houver risco iminente, com indenização posterior aos proprietários em caso de danos.
O documento prevê ainda a criação do Comitê de Operações de Emergência (COE), que será responsável por coordenar as ações de resposta e articulação com órgãos estaduais e federais. O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, e determina o encaminhamento imediato do pedido de reconhecimento federal da situação de emergência ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Fogo fora de controle e equipes exaustas
O município vive um dos momentos mais críticos de sua história ambiental. Conforme noticiado nas últimas semanas, o incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari saiu de controle, com cinco grandes frentes de fogo ativas, alcançando áreas de difícil acesso e vegetação densa.
Atualmente, as ações de combate contam com apenas 15 brigadistas, 70 voluntários e 7 bombeiros, além do apoio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e do Corpo de Bombeiros Militar, enviados pelo Governo do Estado. Apesar dos esforços, o fogo continua se espalhando rapidamente e ameaça propriedades rurais, além de colocar em risco a fauna e a flora do Cerrado.
Na linha de frente, pecuaristas, voluntários e trabalhadores rurais têm se unido para conter as chamas. Equipes de fazendas da região, como a Fazenda Muralha da Furna, estão entre as que auxiliam os brigadistas, mesmo com recursos limitados.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Bufinha, relatou a gravidade da situação: “O incêndio está provocando um grande estrago. Temos várias frentes de fogo e novos focos surgindo. Os aceiros já não são suficientes. Precisamos do apoio do Exército, é uma situação de guerra”, afirmou.
Diante do avanço incontrolável das chamas, o prefeito Weliton Guimarães fez um apelo emocionado às autoridades federais, pedindo reforços urgentes do Exército Brasileiro e do Governo Federal para auxiliar no combate ao fogo.
“Alcinópolis pede socorro. O fogo está destruindo um dos maiores patrimônios ecológicos de Mato Grosso do Sul. Precisamos que o Governo Federal e o Exército venham imediatamente. Nossos brigadistas estão exaustos e o risco é altíssimo”, destacou o prefeito.
Guimarães já havia solicitado apoio nos últimos dias, mas o avanço das chamas e o desgaste das equipes locais levaram à decretação da situação de emergência como medida necessária para agilizar recursos e reforçar o combate.
Patrimônio ambiental sob ameaça
O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari é uma das áreas de preservação mais importantes do estado. Nele estão nascentes que alimentam o Rio Taquari, um dos principais cursos d’água do Pantanal, e uma das maiores biodiversidades do Cerrado.
Com a destruição de milhares de hectares, os danos ambientais são considerados incalculáveis. Além da perda de vegetação nativa, há registro de morte de animais silvestres e comprometimento de recursos hídricos, o que pode impactar diretamente o equilíbrio ecológico da região e o abastecimento futuro de comunidades ribeirinhas.
A fumaça intensa cobre o horizonte de Alcinópolis, dificultando a respiração e agravando casos de doenças respiratórias. Escolas e unidades de saúde já registram aumento de atendimentos, especialmente entre idosos e crianças.
Enquanto o socorro federal não chega, o clima é de aflição e resistência. Brigadistas e voluntários seguem trabalhando dia e noite, em condições extremas e com recursos escassos, para tentar conter o avanço das chamas.
“Precisamos do Exército Brasileiro. O fogo não espera, e cada hora sem reforço significa mais destruição”, concluiu o prefeito Weliton Guimarães, em tom de apelo humano e institucional.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Reprodução/Ascom
Você também pode gostar de ler
Senador Nelsinho Trad destina R$ 740 mil para fortalecer e modernizar a saúde de Alcinópolis
Prefeito Weliton Guimarães destaca avanços na saúde com apoio do senador e ressalta a união entre Executivo e Legislativo em prol do desenvolvimento do município
Publicado em 10/11/2025 às 13:52 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Alcinópolis realiza 10º Encontro da Melhor Idade com festa e música
O evento reuniu participantes de dez cidades, fortalecendo os laços de amizade e promovendo a troca de experiências
Publicado em 10/11/2025 às 10:32 - Atualizado em 10/11/2025 às 10:34 - Por Roberta Cáceres
Capacitação no Hospital Municipal de Alcinópolis reforça compromisso com a qualidade no atendimento
Treinamento com Dr. Herbert Bassi aprimora técnicas de reanimação e primeiros socorros entre profissionais de saúde e motoristas
Publicado em 07/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 07/11/2025 às 17:27 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Alcinópolis busca novas estratégias em Seminário de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal
Secretário e superintendente representam o município em evento da Semadesc para integrar práticas e planejar políticas locais de preservação
Publicado em 07/11/2025 às 09:20 - Atualizado em 07/11/2025 às 09:23 - Por Roberta Cáceres
Polícia Militar de Alcinópolis prende homem evadido do sistema prisional por assalto à mão armada
Suspeito foi flagrado em atitude suspeita durante a madrugada e é investigado também por furto de dinheiro e documentos
Publicado em 06/11/2025 às 17:32 - Atualizado em 06/11/2025 às 17:33 - Por Felipe Dias
União do Executivo e o Legislativo fortalece Alcinópolis com mais R$ 1,6 milhão em emendas para Agricultura e Pecuária
Recursos são das senadoras Tereza Cristina e Soraya Thronicke e serão aplicados na compra de britador sobre rodas e em obras de melhoria de estradas vicinais
Publicado em 06/11/2025 às 15:52 - Atualizado em 06/11/2025 às 16:38 - Por Felipe Dias
Alcinópolis realiza grande ação social com serviços públicos, lazer e atividades culturais no dia 15 de novembro
'Alcinópolis em Ação' contará com ampla programação, oferecendo atendimentos em saúde, educação, cultura, lazer, meio ambiente, assistência social e cidadania
Publicado em 05/11/2025 às 18:21 - Atualizado em 05/11/2025 às 18:40 - Por Felipe Dias
História, arte e ciência: Prefeitura de Alcinópolis celebra a II Semana Municipal de Cultura e Arqueologia
O evento é um marco no compromisso do Município com a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural da região
Publicado em 05/11/2025 às 11:32 - Atualizado em 05/11/2025 às 12:49 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Weliton Guimarães traz Trenzinho da Alegria e diverte crianças de Alcinópolis
Gestor destaca a importância do projeto lúdico para o bem-estar e desenvolvimento saudável de alunos do CMEI e EMAC, focando no "Cuidado com o Presente para Planejar o Futuro"
Publicado em 04/11/2025 às 11:13 - Atualizado em 04/11/2025 às 11:19 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Weliton Guimarães participa da eleição da Nelore-MS ao lado do tricampeão mundial Adriano Moraes
Em Campo Grande, o prefeito reafirmou que investir em genética e valorizar o produtor é garantir o futuro da pecuária de Alcinópolis.
Publicado em 01/11/2025 às 15:50 - Atualizado em 01/11/2025 às 18:21 - Por Renan Carrijo