Na noite desta segunda-feira (6 de outubro), a Câmara Municipal de Chapadão do Sul viveu uma sessão marcada por tensão e bastidores intensos. Em disputa apertada, o vereador Marcelo Costa foi eleito presidente da Câmara Municipal para o ano de 2026, vencendo por 6 votos a 5 a chapa concorrente liderada pelo vereador Marcel, que contava com o apoio direto do prefeito municipal.
O resultado de 6 votos favoráveis contra 5 marcou uma virada política significativa no Legislativo de Chapadão do Sul. A vitória de Marcelo Costa simboliza o fim do controle político do Executivo sobre a Câmara e o início de uma nova fase pautada pela independência e pela transparência administrativa.
Entre os votos decisivos para a vitória da chapa vencedora está o da vereadora Alline Tontini, que declarou apoio ao grupo de Marcelo Costa, reforçando a composição da chamada “mesa campeã”. O gesto foi interpretado como uma escolha consciente pela renovação e pelo equilíbrio político dentro do Parlamento Municipal.
A nova Mesa Diretora do ano de 2026 ficou oficialmente composta da seguinte forma:
Presidente: Marcelo Costa(PSD)
Vice-Presidente: Júnior Teixeira (PSDB)
Segundo Vice-Presidente: Vanderson Cardoso(Republicanos)
Primeira Secretária: Inez do Banco(PL)
Segunda Secretária: Andréia Lourenço (PSD)
Com essa formação, o grupo de Marcelo Costa consolida uma base sólida para conduzir a Câmara de forma técnica, participativa e voltada à responsabilidade com o dinheiro público.
A eleição também marcou o enfraquecimento político do prefeito municipal, que perde o controle da Mesa Diretora a partir de 2026, após este ano 2025 de influência direta nas decisões da Casa.
O atual presidente, vereador Mika, permanece no comando apenas durante o ano de 2025, após uma gestão que vem sendo criticada por gastos questionáveis, priorização de festas e folhas de pagamento elevadas, como o caso de um servidor que teria custado para Câmara Municipal no mês de Agosto o valor de R$ 37 mil reais— fato que gerou grande insatisfação entre a população e servidores do município.
A vitória de Marcelo Costa representa mais que uma simples troca de comando: simboliza um novo momento político na Câmara Municipal de Chapadão do Sul. A população aguarda agora uma gestão marcada por ética, economia e compromisso público.
“Nosso compromisso é com a transparência e o respeito ao dinheiro do povo. A Câmara precisa voltar a ser exemplo de seriedade e boa gestão”, afirmou o presidente eleito Marcelo Costa logo após o resultado.
A nova Mesa Diretora, composta por Marcelo Costa, Júnior Teixeira, Vanderson, Inez do Banco e Andréia Lourenço , com o apoio da vereadora Alline Tontini, assume em 2026 e promete devolver à Câmara Municipal o respeito, a credibilidade e a independência que a população tanto cobrava.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Vereador Marcelo Costa e Walter Schlatter oficializam nova gestão do Hospital e fortalecem a saúde de Chapadão do Sul
Assinatura do Contrato de Gestão reforça a parceria entre Câmara e Prefeitura por uma saúde mais moderna, eficiente e humanizada.
Publicado em 07/07/2026 às 16:28 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:50 - Por Ana Benitez
Após pedido do MPMS, motorista é condenado por dirigir sob efeito de maconha em Chapadão do Sul
Condutor havia sido absolvido em primeira instância, mas Tribunal considerou que confissão e depoimentos dos policiais comprovam que ele colocou a segurança no trânsito em risco
Publicado em 03/07/2026 às 14:27 - Por Ana Benitez
Menino de 1 ano e 10 meses morre após afogamento em propriedade rural de Chapadão do Sul
Bombeiros orientaram familiares por videochamada a iniciarem manobras de reanimação antes da chegada da equipe, mas criança não resistiu
Publicado em 01/07/2026 às 14:36 - Atualizado em 01/07/2026 às 14:37 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão do Sul esclarece informações sobre gestão do hospital
Município afirma que dúvidas foram esclarecidas e que processo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde
Publicado em 15/06/2026 às 18:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 18:39 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão inicia mudança na gestão do hospital com questionamentos em reunião do Conselho de Saúde
Ata do Conselho Municipal de Saúde registra debate sobre pontos operacionais durante processo de transição
Publicado em 11/06/2026 às 17:23 - Atualizado em 15/06/2026 às 17:27 - Por Ana Benitez
Presidente Marcelo Costa e vereadores lamentam morte de D. Neiva, pioneira na construção da história de Chapadão do Sul
Empresária deixa grande legado à família; sua trajetória permanece viva na memória de amigos e clientes que aprenderam a admirá-la ao longo de mais de três décadas
Publicado em 12/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul recebe R$ 88,5 milhões em investimentos para infraestrutura, assistência social e fiscalização
Pacote de ações inclui revitalização do centro da cidade, recapeamento de vias, implantação de centro para idosos e modernização da fiscalização estadual
Publicado em 05/06/2026 às 14:16 - Por Gabi Ferreira
Projeto da Câmara de Chapadão do Sul leva cidadania ao Colégio Atenas e define representante estudantil
Iniciativa aproxima estudantes do Poder Legislativo e incentiva participação dos jovens nas decisões da comunidade
Publicado em 03/06/2026 às 16:27 - Atualizado em 03/06/2026 às 16:46 - Por Day Silva