Prefeitura de Figueirão busca fortalecer educação em Fórum da Aprendizagem foco na equidade

Secretário e Diretora do CMEI participam de fórum em Costa Rica (MS) para debater o "novo referencial" da política educacional

Imagem de compartilhamento para o artigo Prefeitura de Figueirão busca fortalecer educação em Fórum da Aprendizagem foco na equidade da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O município de Figueirão (MS) deu um passo importante na busca por uma educação pública de maior qualidade e justiça social. O Secretário de Educação e Esporte, Pascoal Amorim, e a diretora do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Rogério Barbosa Oliveira, Eliete Pinheiro, estiveram em Costa Rica (MS), no dia 08 de outubro, participando de uma agenda técnica focada no aprimoramento da gestão educacional e no financiamento.

O evento, classificado como de "importante agenda técnica" pelo município, teve como ponto central a palestra "Aprendizagem com equidade: o novo referencial da política de Financiamento da Educação", conduzida pelo renomado especialista Carlos Eduardo Sanches.

O tema abordado é de extrema relevância no cenário educacional brasileiro, especialmente após as mudanças trazidas pelo Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que buscam garantir que os recursos cheguem de forma mais justa às redes de ensino, priorizando a equidade — ou seja, investindo mais onde a necessidade é maior.

O Foco na Equidade: A discussão sobre "aprendizagem com equidade" visa assegurar que cada criança, independentemente de sua origem socioeconômica, tenha as condições e o suporte necessários para desenvolver todo o seu potencial. Em essência, trata-se de não deixar "ninguém para trás", combatendo as desigualdades educacionais que historicamente afetam a educação básica.

Novas Diretrizes de Financiamento: O "novo referencial da política de financiamento" dialoga diretamente com as estratégias atuais de distribuição de recursos, como o VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), que premia as redes com avanços na melhoria da qualidade e na redução das desigualdades.

A participação dos gestores de Figueirão no fórum demonstra o comprometimento da cidade em alinhar suas práticas educacionais às diretrizes mais modernas e eficazes de financiamento e gestão. Ao trazer o conhecimento sobre a política de financiamento e a busca por equidade para a gestão local, a expectativa é de que o município possa otimizar o uso dos recursos e implementar estratégias pedagógicas que resultem em uma educação mais justa, acolhedora e com melhores resultados para as crianças de Figueirão.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: ASCOM

Você também pode gostar de ler