Incêndio no Parque das Nascentes do Taquari continua ativo em áreas com pouca chuva, em Alcinópolis

Fogo iniciado em setembro já destruiu mais da metade do parque; equipes seguem no rescaldo para evitar reignição das chamas

Imagem de compartilhamento para o artigo Incêndio no Parque das Nascentes do Taquari continua ativo em áreas com pouca chuva, em Alcinópolis da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O incêndio florestal que atinge o Parque Estadual das Nascentes do Taquari (PENT), em Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul, permanece ativo nesta sexta-feira (10) em áreas onde a chuva foi escassa, especialmente na região da Fazenda Terra Santa.

De acordo com a Prefeitura de Alcinópolis, brigadistas continuam o trabalho de rescaldo, já que muitas árvores seguem em combustão. O cuidado é essencial para evitar que o fogo volte a se espalhar. A chuva que atingiu a região no início da semana ajudou parcialmente no controle das chamas, mas não foi suficiente para extinguir todos os focos.

O incêndio teve início em 19 de setembro, após a queda de um raio, e ganhou força com o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar. Até a terça-feira (7), o fogo já havia destruído 16,2 mil hectares, o que representa mais da metade da área total do parque, de aproximadamente 30 mil hectares.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Alcinópolis decretou situação de emergência por 90 dias na segunda-feira (6). O prefeito Weliton Guimarães também solicitou apoio do Exército Brasileiro para reforçar as ações de combate e prevenção a novos focos.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari permanece com as visitações suspensas por tempo indeterminado, até que o local seja considerado seguro e as equipes consigam conter totalmente o incêndio.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: PL Drone

Você também pode gostar de ler