Costa Rica realiza Dia D de Multivacinação neste sábado para atualizar vacinas de crianças e adolescentes

Ação acontece nas ESFs Central, São Francisco e Vale do Amanhecer, das 8h às 16h, com todas as vacinas do calendário nacional disponíveis

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica realiza Dia D de Multivacinação neste sábado para atualizar vacinas de crianças e adolescentes da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (18) o Dia D da Campanha de Multivacinação 2025, das 8h às 16h, nas ESFs Central, São Francisco e Vale do Amanhecer. A mobilização, de caráter nacional, tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, reforçando a proteção contra doenças que podem ser prevenidas.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, ressaltou a importância da ação para garantir a saúde da população jovem e convidou as famílias a participarem. “É uma oportunidade para colocar em dia vacinas em atraso e reforçar a imunização de nossos filhos”, destacou.

Durante a campanha, serão aplicadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, Poliomielite, DTP, HPV e Hepatite, entre outras. A vacinação será seletiva, ou seja, voltada para quem precisa completar o esquema vacinal.

Imagem a232c6c7992fce1e8a11681b7a982713

Além da imunização, as equipes das ESFs vão emitir a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), documento exigido para a matrícula escolar. Para receber a DVA, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, um documento da criança e, se possível, um documento dos responsáveis.

O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos — até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A recomendação é que os pais levem a caderneta de vacinação para que os profissionais possam verificar as doses faltantes.

Com Mato Grosso do Sul mantendo boas taxas de cobertura vacinal, o estado reforça o compromisso com a capacitação das equipes de saúde e a vigilância permanente. O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, também fez um apelo à população. “Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Peço que todos levem suas crianças e adolescentes às unidades para garantir a saúde dos nossos jovens”, afirmou.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler