Mais uma unidade escolar: Vereador Vanderson cobra reforma do CEI Sibipiruna após constatar abandono em Chapadão do Sul

Em meio à crise na infraestrutura escolar de Chapadão do Sul, parlamentar reiterar Indicação realizada em setembro, destacando que a revitalização do prédio é urgente

Imagem de compartilhamento para o artigo Mais uma unidade escolar: Vereador Vanderson cobra reforma do CEI Sibipiruna após constatar abandono em Chapadão do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O cenário de precariedade estrutural nas escolas de Chapadão do Sul, evidenciado após a recente reportagem do Jornal MS Todo Dia sobre a Escola Cecília Meirelles, motivou o Vereador Vanderson Cardoso a cobrar publicamente uma resposta para sua Indicação, realizada em 26 de setembro, referente a outra unidade escolar, o CEI Sibipiruna. Além disso, há informações que esses problemas na estrutura do CEI vêm acontecendo desde fevereiro deste ano.

Nos últimos meses, a reportagem tem recebido denúncias da população sobre o descaso da atual gestão da Prefeitura de Chapadão do Sul e desde então tem divulgado os questionamentos e cobranças sobre melhorias para munícipio.

Inclusive, conforme divulgado nesta segunda-feira (21 de outubro), a Escola Cecília Meirelles virou símbolo do abandono: salas de aula alagadas, janelas quebradas, ar-condicionados que retornam água para dentro das salas, banheiros sem portas e estruturas deterioradas que colocam em risco o aprendizado e a dignidade dos alunos.

Visita revelou a urgência da situação

Após publicação da reportagem, o vereador reforçou sua preocupação com CEI Sibipiruna, revelando sua indicação denunciando o caos no prédio, em que visitou o CEI Sibipiruna em 23 de setembro de 2025, constatando a deterioração do local.

Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, o Vereador Vanderson Cardoso relembrou a data de sua fiscalização e o estado da unidade. "No dia 23 de setembro de 2025, no mês passado, eu estive fazendo uma visita lá no CEI Sibipiruna e a situação do prédio está horrível, está bem deteriorado".

Três dias após a visita, no dia 26 de setembro de 2025, o vereador protocolou a Indicação n.º 569/2025, solicitando ao Prefeito Walter Schlatter e ao setor competente a reforma completa do Centro de Educação Infantil.

Imagem denúncia2

Cobrança por uma "Creche Bem Melhor"

Ao reiterar seu pedido, o vereador usou o histórico de promessas da administração municipal para justificar a necessidade de prioridade na obra. "Mas eu quero dizer para vocês, população, que eu apresentei indicação ao Poder Executivo para que eles programem uma reforma, providencie uma reforma por completo daquele prédio. Porque nós sabemos, como o prefeito disse, que é uma gestão bem melhor, então nós queremos uma creche bem melhor".

A indicação não se limitou a pedir melhorias superficiais; o documento exige que a reforma garanta um ambiente "seguro, saudável e propício ao desenvolvimento educacional das crianças" e detalha os pontos essenciais que a obra deve contemplar:

- Segurança e Estrutura: Melhoria urgente das condições estruturais, de segurança e conforto para alunos, professores e servidores.

- Infraestrutura Básica: Atualização e adequação completas das instalações elétricas e hidráulicas.

- Inclusão: Adaptação do prédio para garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, assegurando o cumprimento das normas vigentes.

O Vereador finaliza a justificativa da Indicação afirmando que a adequação das instalações e a garantia de acessibilidade são "medidas essenciais para assegurar a qualidade do atendimento" no CEI Sibipiruna.

Denúncia anterior

Chapadão do Sul vive uma contradição gritante. De um lado, contratos milionários assinados pela Secretaria de Educação e Cultura com empresas de fora do estado, jantares de gala, shows, livros e brindes de copos personalizados. Do outro, uma realidade precária nas unidades de ensino.

Na última sexta-feira (17) de outubro, o vereador Marcelo Costa visitou a Escola Cecília Meirelles, e expôs a situação em suas redes sociais, pedindo encarecidamente ao prefeito Walter Schlatter e ao secretário de Educação Gustavo Maluf que tomem providências.

Após a publicação, diversos moradores utilizaram as redes sociais do vereador para relatar que os aparelhos de ar-condicionado da escola não estão funcionando 100%, apresentando vazamentos de água dentro das salas de aula, filtros sujos e ausência total de manutenção. Mesmo assim, os equipamentos seguem em funcionamento, comprometendo o conforto e a segurança das crianças.

Enquanto a escola clama por uma simples reforma, a Secretaria de Educação e Cultura segue firmando contratos milionários. Tendo como exemplo, o contrato no valor de R$ 3.294.900,00 assinado pelo prefeito em 25 de agosto para o projeto Robótica do Futuro, entre outros.

A reportagem entrou em contato com o prefeito diante das reclamações da Escola Cecília Meirelles e o prefeito declarou que não tinha conhecimento do caso, mas iria até o local para confirmar. Logo depois encaminhou à redação projeto sobre a eventual reforma da mesma escola, sendo que até então, tinha declaro que não sabia da situação. Não se sabe se o prefeito já tinha entrado em contato com o secretário de Educação, Gustavo Maluf, ou não.

E a valorização dos professores?

O reajuste do piso salarial dos professores em 2025 foi de apenas 6,27%, enquanto municípios vizinhos, como Costa Rica, concederam 7%.

A pergunta que ecoa nas redes sociais é: será que os educadores estão realmente satisfeitos com essa “valorização simbólica”?

Esclarecimento

O Jornal MS Todo Dia reforça que o espaço segue aberto para a Prefeitura Municipal para que possa esclarecer à população sobre essas despesas com o dinheiro público, explicar por que os livros foram entregues somente em outubro, e quando serão tomadas providências concretas para a reforma da Escola Municipal Cecília Meirelles.

Nosso canal de informação também está aberto à população, que pode encaminhar denúncias, fotos e relatos sobre a situação das escolas ou qualquer outra área pública que enfrente problemas em Chapadão do Sul.

A voz do cidadão tem espaço e respeito no MS Todo Dia.


Fonte: MS Todo Dia
Imagens: Divulgação


Você também pode gostar de ler

X Carreta Gazin Costa Rica