O Prefeito de Costa Rica, Delegado Cleverson Alves dos Santos, liderou uma comitiva de secretários e gestores municipais que participaram ativamente do 3º Congresso dos Municípios em Mato Grosso do Sul, realizado na Capital de 20 a 22 de outubro de 2025. O evento, organizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS, teve como tema central a "Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS".
A comitiva de Costa Rica demonstrou o compromisso da gestão com a capacitação e o alinhamento de políticas públicas, contando com a presença dos secretários Fernando Barbosa Martins (Agricultura), Daniel Rayckson Lemos Santos (Saúde), Acir Ferreira (Esporte e Cultura), Maria Almeida (Educação) e Márcia Alves (Políticas Públicas para Mulheres), além do diretor-geral do SAAE, Cesarino Candido Narcizo.
O congresso reuniu autoridades de diferentes níveis para debater temas cruciais, como os impactos da reforma tributária e a necessidade de políticas públicas eficazes em áreas essenciais. Um dos pontos altos foi o Painel Mulheres, que destacou a crescente e fundamental atuação das lideranças femininas na gestão municipal.
O Governador Eduardo Riedel, ao inaugurar o evento, enfatizou a importância da colaboração entre diferentes órgãos para que os desafios municipais sejam superados. Riedel também forneceu um panorama econômico otimista do estado, mencionando a baixa taxa de desemprego de 1,9% e a relevância de setores como o comércio para a manutenção de empregos.
Cláudio Mendonça, do Sebrae/MS, reforçou o papel vital da gestão pública para o crescimento de pequenos negócios, citando o programa "Cidade Empreendedora" como um exemplo de iniciativa que beneficia a economia de 35 municípios. Por sua vez, Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul, sublinhou que o objetivo do congresso é capacitar gestores e servidores para gerar resultados visíveis nas áreas de educação e infraestrutura, essenciais ao municipalismo.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos reiterou a importância estratégica da participação no congresso, destacando que a troca de experiências e o aprendizado com palestrantes renomados — como Martha Gabriel (transformação digital), Clóvis de Barros Filho (ética) e Ricardo Amorim (desafios econômicos) — são ferramentas cruciais para o fortalecimento da administração pública e o desenvolvimento regional de Costa Rica.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Saul Schramm / Secom
Você também pode gostar de ler
Prefeitura de Costa Rica autoriza repasse de R$ 600 mil ao CREC para Estadual de 2026
A Lei nº 1.856/2025, sancionada pelo Prefeito Delegado Cleverson Alves dos Santos, garante subvenção social ao CREC, bicampeão estadual, reforçando o fomento ao esporte
Publicado em 05/12/2025 às 11:45 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Rematrículas na Rede Municipal de Costa Rica encerram hoje (3); responsáveis devem comparecer às escolas
Prazo final termina nesta quarta-feira (3) e ausência pode resultar na perda da vaga
Publicado em 03/12/2025 às 14:52 - Atualizado em 03/12/2025 às 15:01 - Por Redação MS Todo Dia
Fim da Safra 2025: Programa Frete de Calcário do Agrorica encerra atividades com 1.100 toneladas entregues em Costa Rica
Iniciativa da Secretaria de Agricultura de Costa Rica realizou 44 viagens, reafirmando o compromisso da Prefeitura em reduzir custos e aumentar a produtividade dos produtores
Publicado em 03/12/2025 às 11:31 - Atualizado em 03/12/2025 às 12:08 - Por Roberta Cáceres
Personalidades que contribuem com Costa Rica são homenageadas com Medalha José Ferreira da Costa e Título de Cidadão
Governador Eduardo Riedel, secretário Maurício Corrêa e deputada Mara Caseiro estão entre os homenageados por serviços prestados ao município
Publicado em 02/12/2025 às 18:07 - Atualizado em 03/12/2025 às 07:09 - Por Roberta Cáceres
Sob gestão do Prefeito Delegado Cleverson, Costa Rica conquista 1º lugar no Prêmio Band em Educação e infraestrutura
Município venceu nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Educação e o prêmio geral IGMA na etapa estadual e, agora, segue para etapa nacional.
Publicado em 02/12/2025 às 18:18 - Atualizado em 02/12/2025 às 18:53 - Por Redação MS Todo Dia
Mara Caseiro é homenageada com medalha José Ferreira da Costa e enaltece a força da mulher e o crescimento de Costa Rica
Deputada Estadual recebeu a Comenda pela vereadora Rosângela Marçal e destacou que a honraria aumenta a responsabilidade de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade
Publicado em 02/12/2025 às 18:15 - Atualizado em 02/12/2025 às 18:49 - Por Roberta Cáceres
Origami Sushi comemora 6 anos em Costa Rica com reinauguração, shows e novo endereço neste sábado
Restaurante japonês apresenta estrutura ampliada e uma noite especial com DJ Renato Nogueira e o cantor sertanejo Hugo Salles na Rua Ambrosina Paes Coelho, 659
Publicado em 01/12/2025 às 16:33 - Atualizado em 01/12/2025 às 18:40 - Por Redação MS Todo Dia
Secretaria de Saúde de Costa Rica realiza Dia D do Homem com mais de 700 atendimentos e reforça cuidado preventivo
Ação liderada pelo Prefeito Cleverson e pelo secretário de Saúde Daniel Rayckson, na ESF Central, marcou avanço nas políticas de prevenção dentro do Novembro Azul
Publicado em 01/12/2025 às 17:58 - Atualizado em 01/12/2025 às 18:24 - Por Redação MS Todo Dia
Casa do Trabalhador de Costa Rica disponibiliza 35 vagas de emprego nesta segunda-feira
Oportunidades Abrangem Comércio, Serviços, Indústria e Construção Civil; Maioria dos postos exige apenas Ensino Fundamental Completo.
Publicado em 01/12/2025 às 09:30 - Atualizado em 01/12/2025 às 09:33 - Por Roberta Cáceres
Espetáculo “Puerpéria” terá apresentação gratuita no domingo (30), em Costa Rica
Peça aborda vivências femininas e será encenada no Salão Paroquial do Vale do Amanhecer
Publicado em 29/11/2025 às 07:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:40 - Por Redação MS Todo Dia