Com cerca de 1,8 milhão de hectares de florestas plantadas, o Estado de Mato Grosso do Sul projeta atingir 2,5 milhões de hectares nos próximos três anos, um crescimento de 40% na base florestal. A expansão será sustentada pelo princípio da sustentabilidade, que hoje orienta as principais empresas do setor.
As declarações foram feitas pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, durante o evento Bracell 2030 (2025), realizado em São Paulo (SP), na última terça-feira.
O encontro, promovido pela Bracell, em parceria com o jornal Valor Econômico e a Editora Globo, reuniu empresários, autoridades e especialistas para debater o tema “O Brasil na vanguarda do clima: da bioindústria à economia regenerativa”.
Verruck participou do painel “Economia Verde: Como o Brasil pode transformar ativos ambientais em vantagem global”, ao lado da secretária de Meio Ambiente e Logística de São Paulo, Natália Resende, e do embaixador José Carlos Fonseca, com mediação da jornalista Leila Sterenberg.
Sustentabilidade e visibilidade internacional
O secretário destacou a forte exposição internacional do setor florestal, que exporta cerca de 92% da produção de celulose. Segundo ele, essa característica impõe às empresas o compromisso de adotar políticas robustas de sustentabilidade (ESG).
“A exportação de aproximadamente 92% de sua produção de celulose evidencia um elevado nível de interação com o mercado global. Isso exige que as empresas demonstrem suas políticas de gestão sustentável, o que é intrínseco ao modelo de negócio”, explicou Verruck.
Ele também ressaltou que a conformidade ambiental é base de atuação das companhias. “Empresas como a Bracell e a Suzano não iniciam atividades em áreas sem as devidas análises, reservas legais e compensações ambientais. A base de suas operações repousa sobre a legalidade, abrangendo 1,181 milhão de hectares”, afirmou.
Certificação e desafios ambientais
Verruck lembrou que a certificação florestal muitas vezes exige padrões mais rigorosos que o próprio licenciamento ambiental. Ele apontou, porém, que o setor enfrenta desafios no reconhecimento de seus esforços climáticos, especialmente no não reconhecimento, pelo IPCC da ONU, dos créditos de carbono gerados pelo eucalipto plantado.
“O IPCC entende que a captura de carbono é temporária, já que a árvore será cortada. A indústria busca o reconhecimento da colheita, da rebrota e do replantio como técnicas válidas de captura de carbono, sob metodologia específica”, explicou.
Segundo o secretário, o setor deve apresentar um documento na COP30 destacando o papel das florestas plantadas na preservação e na mitigação climática.
Projeção de expansão
Para os próximos anos, Verruck afirmou que Mato Grosso do Sul vive um “crescimento biológico”. A meta é alcançar 2,5 milhões de hectares de florestas plantadas até 2028, acompanhadas de 700 mil hectares de áreas preservadas.
“Se consolidarmos a Bracell e a segunda planta da Eldorado, atingiremos 2,5 milhões de hectares. Atualmente, estamos em 1,881 milhão, e o horizonte de expansão já está em curso”, concluiu o secretário.
Com o avanço planejado, o Estado se consolida como um dos principais polos florestais do país, combinando expansão econômica e compromisso ambiental.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Você também pode gostar de ler
Por conta de Corpus Christi, Detran de Costa Rica não terá atendimento na quinta e sexta-feira
Atendimento retorna ao normal na segunda-feira, dia 8 de junho
Publicado em 02/06/2026 às 13:00 - Atualizado em 02/06/2026 às 13:02 - Por Day Silva
Com jovens dos 79 municípios, Governo lança programa que amplia políticas públicas para juventude em todo MS
Juventude Plena reúne ações de cidadania, saúde mental, qualificação profissional, participação social e protagonismo juvenil, fortalecendo projetos já desenvolvidos
Publicado em 28/05/2026 às 14:11 - Atualizado em 28/05/2026 às 14:20 - Por Day Silva
Detran-MS alerta sobre golpe: pátios credenciados não realizam leilões de veículos
A orientação é para que a população desconfie de anúncios publicados fora dos canais oficiais
Publicado em 27/05/2026 às 13:05 - Atualizado em 27/05/2026 às 13:06 - Por Day Silva
Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica
Publicado em 26/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 26/05/2026 às 16:33 - Por Day Silva
Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade
Publicado em 26/05/2026 às 15:51 - Atualizado em 26/05/2026 às 15:52 - Por Day Silva
Prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
Contribuintes que dividiram o imposto em cinco vezes devem regularizar o pagamento até sexta-feira
Publicado em 25/05/2026 às 13:44 - Atualizado em 25/05/2026 às 13:47 - Por Day Silva
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Ação solidária do Governo de MS arrecada mais de 192 mil peças e amplia atendimento a instituições em todos os municípios do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 14:54 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:55 - Por Day Silva