Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia com diálogo e valorização dos profissionais da Educação

Presidente da ALEMS destacou respeito às pautas da categoria durante manifestação da Fetems e disse que o Parlamento é “uma Casa aberta à sociedade”

Imagem de compartilhamento para o artigo Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia com diálogo e valorização dos profissionais da Educação da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), destacou durante sessão desta quinta-feira (23) o compromisso do Parlamento com o diálogo e o respeito às pautas da Educação, em meio à manifestação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). O parlamentar afirmou que a Casa tem sido um espaço aberto para o debate de temas que impactam diretamente a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da área.

“Temos pautado as reivindicações e as lutas sempre com respeito e diálogo, reconhecendo a necessidade de avanços e de conversar com o Governo. Conheço bem essa realidade — em que cedência não é vaga pura — e sei que a educação de Mato Grosso do Sul avançou muito. E é justamente para continuar avançando que recebemos e debatemos essas reivindicações”, declarou o presidente.

A fala de Gerson Claro ocorreu durante a participação de Deumeires Morais, presidente da Fetems, que utilizou a tribuna a convite do deputado Pedro Kemp (PT) para apresentar as principais demandas da categoria. A manifestação integra uma campanha estadual iniciada em abril, em defesa da educação pública e da valorização dos trabalhadores do setor.

Deumeires destacou a preocupação da Federação com a qualidade do ensino nas redes estadual e municipal e com a valorização dos servidores da Educação. “Estamos aqui para manifestar a preocupação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação com a qualidade do ensino e com a qualificação dos educadores. É fundamental implementar a tabela que reconhece a formação superior dos administrativos e realizar concurso público, porque o excesso de temporários precariza o trabalho e vai na contramão do que está sendo discutido no Plano Nacional de Educação”, afirmou.

O deputado Pedro Kemp reforçou o apoio às reivindicações e alertou para os impactos do atual modelo de contratação. “Hoje, a maioria dos professores está convocada e recebe metade do salário dos efetivos, mesmo exercendo as mesmas funções. Isso gera desigualdade e prejuízos à previdência estadual. É preciso que o Governo realize concurso público e reconheça a importância dos administrativos e dos docentes”, pontuou o parlamentar.

Ao final, Gerson Claro reafirmou a disposição da Assembleia em ouvir, acolher e encaminhar soluções para fortalecer a educação pública. “A Assembleia é, antes de tudo, uma Casa aberta à sociedade. Ouvimos, debatemos e buscamos caminhos para garantir políticas públicas que valorizem quem faz a diferença todos os dias: os profissionais da educação”, concluiu o presidente, que recebeu em mãos as reivindicações protocoladas pelos representantes da categoria.

Fonte: MS Todo Dia

Foto:Divulgação

Você também pode gostar de ler