Secretária de Políticas Públicas, a primeira-dama de Costa Rica recebe título de Cidadã Sul-Mato-Grossense

Honraria, concedida pela ALEMS, destaca o trabalho da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres e de outras 133 personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Secretária de Políticas Públicas, a primeira-dama de Costa Rica recebe título de Cidadã Sul-Mato-Grossense da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A primeira-dama e secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica, Márcia Alves, foi uma das 134 personalidades agraciadas com o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense na última quarta-feira, 29 de outubro de 2025. O reconhecimento, considerado o maior conferido pelo Parlamento Estadual, ocorreu em uma sessão solene no auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Márcia Alves, natural de Itamaraju, na Bahia, chegou ao Mato Grosso do Sul em 2010 e tem desempenhado um papel ativo na gestão pública local. Desde 2021, ela atua como primeira-dama e, a partir de 2022, como gestora da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Seu trabalho inclui a atuação na linha de frente de ações sociais durante a pandemia e o reconhecimento com o troféu Celina Jallad em 2022, pela sua dedicação no enfrentamento à violência doméstica.

A indicação da homenageada partiu do deputado estadual Roberto Hashioka Soler, em articulação com a deputada estadual Lia Nogueira.


Imagem esposa

Reconhecimento 

A cerimônia reuniu homenageados de diversas áreas de atuação, que foram reconhecidos por suas decisões e ações que impactaram positivamente a vida dos sul-mato-grossenses e contribuíram para o desenvolvimento do estado, em seu legado, história, cultura e tradição.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro, conduziu a solenidade e expressou seu orgulho pela entrega das honrarias, ressaltando que "Esses homenageados representam um Mato Grosso do Sul que quer voar mais alto".

O governador Eduardo Riedel também agradeceu aos agraciados, destacando a importância de suas contribuições. "Essas honrarias são um reconhecimento da diversidade e do compromisso de cada um com o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul", afirmou o governador.

Outras personalidades, como Mônica Riedel, primeira-dama do estado, e o Padre Luigi Favero, também foram reconhecidas na ocasião, compartilhando suas trajetórias e visões sobre o serviço público.

O Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense é reservado a pessoas nascidas em outros estados que têm um impacto positivo na vida do Mato Grosso do Sul. A ALEMS realiza anualmente duas sessões solenes para a entrega desta e da Comenda do Mérito Legislativo, reafirmando o compromisso do estado em valorizar aqueles que ajudam a moldar seu futuro.

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Wagner Guimarães ALEMS

Você também pode gostar de ler

X Dia D