O Dia do Gaúcho é celebrado em Costa Rica por aqueles que mantém a tradição no Mato Grosso do Sul

Aos 12 anos de idade, Afonso Baraldi veio do Rio Grande do Sul para Mato Grosso do Sul e desde então o gaúcho preserva suas tradições

Imagem de compartilhamento para o artigo O Dia do Gaúcho é celebrado em Costa Rica por aqueles que mantém a tradição no Mato Grosso do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Hoje, 20 de setembro, os gaúchos de todo o Brasil e além-fronteiras celebram os 188 anos da Revolução Farroupilha, um dos eventos mais marcantes da história do Rio Grande do Sul. Esta data é reverenciada como um tributo aos ideais dos revolucionários que buscavam melhores condições econômicas para sua terra natal. 

A Revolução Farroupilha, que durou dez anos, teve como objetivo principal propor melhorias econômicas e sociais para o Rio Grande do Sul, um estado rico em cultura e tradições, mas que enfrentava desafios econômicos significativos. Hoje, os gaúchos lembram esse período histórico com orgulho, honrando os feitos de seus antepassados. 

Um dos aspectos mais notáveis da cultura gaúcha é sua capacidade de se espalhar além das fronteiras do Rio Grande do Sul. É um testemunho da influência duradoura que os valores e as tradições da Revolução Farroupilha tiveram ao longo dos anos. A cultura gaúcha desempenhou um papel fundamental na formação de comunidades e na promoção de diversidade cultural em todo o país. 

Um exemplo notável dessa influência é o radialista e empresário Eugênio Afonso Baraldi, natural do Rio Grande do Sul, que migrou para Costa Rica (MS) na década de 70 e desde então fez deste lugar sua casa. Embora tenha deixado seu estado de origem, Baraldi manteve-se firme em suas raízes gaúchas, preservando e promovendo as tradições por meio de um programa de rádio dedicado a divulgar a rica cultura e as músicas do Rio Grande do Sul em sua nova comunidade. 

“Tenho dois orgulhos: um deles é ter nascido gaúcho e outro de ser cidadão costarriquense. Gostei tanto daqui que que sou casado com uma mulher sul-mato-grossense e tenho dois filhos que nasceram aqui em Costa Rica”, disse Baraldi. 

“Apesar dos anos da distância, a gente continua cultivando a tradição gaúcha, tanto que o programa que eu tenho na rádio, apresentado aos domingos pela manhã, é justamente pra gente cultivar um pouquinho a tradição e matar a saudade do Rio Grande”, completou.  

Baraldi veio para o Mato Grosso do Sul em 1976, quando o Estado se chamava Mato Grosso, ainda criança, com 12 anos de idade. Em Costa Rica firmou suas raízes se casando com a dona Raquel Santana Baraldi, uma relação que dura 31 anos e que rendeu dois filhos maravilhosos como descreve o senhor Eugênio.

 
O programa de rádio do gaúcho Baraldi, O Canta Rio Grande, vai ao ar todo domingo a partir das 10h e é transmitido pela Rádio Cidade FM 96,5.  

À medida que o 20 de setembro se desenrola, é uma oportunidade para todos os brasileiros e admiradores da cultura gaúcha refletirem sobre a rica herança deixada pela Revolução Farroupilha. A data não é apenas uma celebração da história, mas também um lembrete da importância de manter vivas as tradições que enriquecem nossa nação e promovem a diversidade cultural que torna o Brasil tão único. 
  

Imagem ABARALDIINTERNA
  O programa de rádio do gaúcho Baraldi vai ao ar todo domingo a partir das 10h (Arquivo pessoal)
Imagem ABARALDIINTERNA2
Embora tenha deixado seu estado de origem, Baraldi manteve-se firme em suas raízes gaúchas (Arquivo pessoal)

Você também pode gostar de ler