São Gabriel do Oeste e Paranaíba estão entre os municípios que mais geraram empregos em setembro em MS

Estado criou 1.379 vagas com carteira assinada, impulsionado pelos setores da Construção, Indústria e Comércio, segundo dados do Novo Caged

Imagem de compartilhamento para o artigo São Gabriel do Oeste e Paranaíba estão entre os municípios que mais geraram empregos em setembro em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul gerou 1.379 empregos com carteira assinada em setembro, com destaque para os municípios de São Gabriel do Oeste e Paranaíba entre os melhores colocados no saldo de contratações.

Os dados foram compilados pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) a partir do Painel de Informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os setores da Construção, Indústria e Comércio foram os principais responsáveis pelo saldo positivo. A Construção Civil liderou a geração de empregos, com 762 novas vagas, seguida da Indústria, com 525, e do Comércio, com 420. Na contramão, houve redução de postos de trabalho nos setores de Serviços (-203) e Agropecuária (-125).

Com isso, o saldo total de empregos formais em Mato Grosso do Sul no mês de setembro foi de 1.379. O estoque mensal – total de trabalhadores com carteira assinada – chegou a 701.093 empregados em todo o Estado.

Houve equilíbrio na geração de empregos entre homens e mulheres. Apesar de o número absoluto de contratações e demissões ser maior entre os homens – 21.605 admissões e 20.931 desligamentos –, o saldo final foi de 674 novas vagas. Entre as mulheres, foram 13.717 admissões e 12.466 desligamentos, resultando em 705 novas vagas, praticamente igualando os grupos.

Municípios com melhor desempenho

Entre os municípios com maiores saldos positivos de empregos formais, destacam-se:

  • Campo Grande (+565)

  • Nova Alvorada do Sul (+236)

  • Ribas do Rio Pardo (+209)

  • Dourados (+175)

  • São Gabriel do Oeste (+149)

Além deles, Paranaíba também aparece entre os municípios com bom desempenho na geração de empregos, refletindo a recuperação gradual da economia regional.

Perfil dos contratados

O levantamento mostra que as pessoas com Ensino Médio Completo foram as que mais conquistaram empregos formais: 1.257 novas vagas. Em seguida aparecem aqueles que não concluíram o Ensino Médio (+252) e os com Grau Superior Incompleto (+72).

Nas demais categorias houve queda: Fundamental Completo (-101), Fundamental Incompleto (-56) e Superior Completo (-52). Em setembro, sete trabalhadores declararam-se analfabetos.

Os dados completos estão disponíveis no Boletim do Mercado de Trabalho da Semadesc, que apresenta um panorama detalhado do desempenho do emprego formal em Mato Grosso do Sul.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler