Cemtec alerta para tempestades com ventos acima de 60 km/h em Mato Grosso do Sul neste fim de semana

Instabilidade deve atingir várias regiões entre sábado e segunda-feira; Energisa orienta população sobre segurança elétrica durante temporais

Imagem de compartilhamento para o artigo Cemtec alerta para tempestades com ventos acima de 60 km/h em Mato Grosso do Sul neste fim de semana da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) emitiram alerta para a formação de áreas de instabilidade entre sábado (1º) e segunda-feira (3), com chuvas intensas, rajadas de vento acima de 60 km/h e descargas elétricas em diversas regiões do Estado.

De acordo com a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes, os ventos variáveis terão predomínio na região norte. “O tempo muda! Sol entre nuvens e aumento da nebulosidade com chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente no centro-sul, sudoeste e leste”, informou o órgão.

A previsão indica que no sábado as chuvas mais fortes devem ocorrer à tarde, principalmente na região sul, se estendendo à noite para o centro-norte. No domingo, o tempo segue instável em todo o Estado, com destaque para Campo Grande e municípios do entorno.

Já na segunda-feira, o período mais crítico deve ocorrer entre a madrugada e a manhã, em cidades próximas à divisa entre as regiões Norte e Centro, como São Gabriel do Oeste e Coxim.

A Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, informou que mantém seu plano de ação ativo para atender ocorrências relacionadas ao clima de forma rápida e segura.

A empresa orienta a população a redobrar os cuidados com a segurança elétrica, evitando contato com fios e estruturas metálicas durante tempestades. Em caso de emergência, os clientes devem entrar em contato pelos canais oficiais da Energisa.

Entre as recomendações estão: evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica, manter distância de janelas e portas metálicas, e, em caso de curto-circuito ou alagamento próximo a tomadas, desligar o disjuntor geral e aguardar em local seguro.

Os canais de atendimento da Energisa são: aplicativo Energisa On, site (energisa.com.br), WhatsApp e Call Center (0800 722 7272).

Fonte: MS Todo Dia

Foto: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler