Programa Cidade Empreendedora chega em Costa Rica e mais 35 municípios com compromisso de gerar legado e desenvolvimento

Programa oferece ferramentas que ampliam eficiência da gestão pública, promovem melhoria na qualidade de vida e possibilitam aos gestores municipais construir legado sustentável

Imagem de compartilhamento para o artigo Programa Cidade Empreendedora chega em Costa Rica e mais 35 municípios com compromisso de gerar legado e desenvolvimento da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Um total de 36 municípios de Mato Grosso do Sul, distribuídos em diferentes regiões e estágios de crescimento, está unido pelo mesmo objetivo: promover o desenvolvimento local. Todos fazem parte do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e com as prefeituras municipais que aderiram à iniciativa.

Desde 2018, o programa já acompanhou 47 prefeituras sul-mato-grossenses. No ciclo atual, os 36 municípios participantes são atendidos em diferentes frentes, de acordo com o estágio de desenvolvimento local. As cidades são distribuídas entre três pacotes de trabalho — Transforma, Avança e Excelência —, que preveem ações em pelo menos quatro eixos: compras públicas, simplificação, educação empreendedora e atendimento direto ao empresário, com foco em qualificação e orientação.

Por meio de uma parceria público-privada, o programa oferece ferramentas que ampliam a eficiência da gestão pública, promovem melhoria na qualidade de vida da população e possibilitam aos gestores municipais construir um legado sustentável para suas cidades. Estima-se que mais de 900 mil pessoas sejam impactadas pelas ações, agora com o Governo do Estado como parceiro estratégico.

Segundo o governador Eduardo Riedel, o Cidade Empreendedora é uma ferramenta essencial para medir o avanço das políticas públicas. “É uma metodologia objetiva, baseada em estatísticas e metas, que permite aos municípios mensurar e monitorar seu desenvolvimento. Ao atingir os objetivos do programa, alcançam-se também os objetivos do próprio Estado”, destacou.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, reforça que o sucesso das pequenas empresas depende diretamente da qualidade da gestão pública. “O Cidade Empreendedora evoluiu para pensar no todo: além de fomentar oportunidades a quem empreende, oferece instrumentos para que as prefeituras melhorem indicadores de desenvolvimento econômico, saúde, educação e assistência social”, afirmou.

A formalização da participação dos municípios ocorreu em julho deste ano, durante o Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O evento reuniu mais de mil participantes e marcou o início das ações do novo ciclo. O chamamento para adesão das prefeituras foi feito entre fevereiro e março.

Já durante o Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul de 20 a 22 de outubro, o programa entregou duas ferramentas importantes às cidades participantes: o Acordo Municipal de Gestão e o Plano de Desenvolvimento dos Municípios, que estabelecem metas e projetos específicos para cada território.

Desde julho, além do trabalho com a gestão pública, o programa vem promovendo atividades voltadas à população, como capacitações, sessões de negócios, atendimentos a empreendedores e ações de formalização.

Os municípios participantes do programa são: Água Clara, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Deodápolis, Eldorado, Inocência, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Três Lagoas.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Você também pode gostar de ler