Operação da PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual infantojuvenil em Chapadão do Sul

Operação Escudo de São Miguel II cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (4) e reforça o combate a crimes sexuais contra crianças na internet

Imagem de compartilhamento para o artigo Operação da PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual infantojuvenil em Chapadão do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), a Operação Escudo de São Miguel II, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.

Em Chapadão do Sul, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Garantias da 5ª Vara Federal de Campo Grande. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante por armazenar cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes em seus dispositivos eletrônicos, que foram apreendidos e encaminhados para perícia.

Segundo a PF, os suspeitos poderão responder pelos crimes de estupro de vulnerável, armazenamento e disponibilização de material de abuso sexual infantojuvenil e associação criminosa.

A corporação destacou que o termo “pornografia infantil”, ainda presente na legislação brasileira, é cada vez mais substituído pela expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por refletir com maior precisão a gravidade e a violência das condutas.

A Polícia Federal reforçou também o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, mantendo o diálogo aberto sobre segurança digital. O órgão orienta que mudanças bruscas de comportamento, isolamento ou segredo em relação ao uso do celular e do computador podem indicar situações de risco.

A instituição ressaltou que a prevenção e a informação continuam sendo as principais ferramentas para proteger crianças e adolescentes contra crimes sexuais, tanto no ambiente virtual quanto fora dele.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/PF

Você também pode gostar de ler

X Mega Inauguração Passos Confecções