A leitura, na sessão desta segunda-feira (4), do Projeto de Lei Complementar nº 050/2025, de autoria do prefeito de Chapadão do Sul Walter Schlatter, provocou manifestação de professores na Câmara Municipal e acendeu um confronto entre o Executivo e a base da educação. O texto, que altera a Lei Complementar nº 137/2024, atribui ao Executivo poder discricionário para nomear diretores, reduz mandatos, regula lotação por turno e autoriza remoções administrativas, medidas que a categoria classifica como retrocesso e risco à gestão democrática das escolas.
Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel estavam presentes para conhecer os projetos da Câmara Municipal e não tinham relação com a manifestação, conforme relato da diretora adjunta Rosiane Cristina Bento.
Entre as mudanças mais pontuais constam: nomeação dos cargos de diretor e diretor adjunto “por livre nomeação e exoneração do Chefe do Poder Executivo”; mandato de até 1 ano, prorrogável por igual período; possibilidade de lotação do professor em apenas um turno, com exceções restritas; e previsão de remoção “a pedido ou de ofício”, passível de regulamentação por decreto.
"É um retrocesso"
No plenário, professores e estudantes manifestaram rejeição ao projeto. A professora Mireuza, em entrevista ao MS Todo Dia, resumiu os pontos de maior preocupação da categoria: perda de direitos dos concursados, aumento da jornada espalhada por várias unidades, e a possibilidade de nomeação política de diretores, com risco de perseguição e prejuízo à autonomia escolar.
"O Parágrafo 1º do Projeto de lei difere do Parágrafo 2º, gerando ambiguidade e possibilidade de duplas interpretações, sendo que o 1° estabelece lotação por turno, trazendo agravos à organização dos horários pelas diferentes unidades de ensino, refletindo de forma negativa na organização dos horários das unidades, uma vez que nas matérias de áreas específicas como Artes, Inglês, Educação Física, História, Geografia e Ciências, por exemplo, é difícil ter padrão de 20 horas em um mesmo turno em uma única unidade de ensino, logo, esse profissional terá que se lotar em diversas unidades e mesmo assim, chegará a um ponto em que terá que lotar em outro turno para completar sua carga horária. Essa proposta de alteração na lei, interfere na organização administrativa direta de escolas e pasta da Educação, refletindo na morosidade de lotação e dificuldades quanto à sequência cronológica e curricular dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos", afirmou Mireuza.
Ela argumentou ainda que a mudança fere o princípio da gestão democrática previsto na Constituição e nas regras do Fundeb. "O PL 050 representa um retrocesso e descumprimento à Lei da Gestão Democrática, do Plano Nacional de Educação e do Fundeb, que prezam pelo processo seletivo de diretores de forma democrática, ou seja, através de eleições e sem interferência política. As leis municipais e estaduais já falam da prova para processo seletivo. Há alguns anos, tanto nas esferas estaduais quanto municipais, já ocorrem a prova do processo seletivo e processo eleitoral com a participação da comunidade escolar, com idade a partir de 12 ou 13 anos".
"Hoje, temos profissionais que atuam perfazendo duas cidades, tanto em concurso público quanto em processo seletivo: Costa Rica e Chapadão do Sul; Cassilândia e Chapadão do Sul; Paraíso das Águas e Chapadão do Sul; Chapadão do Céu e Chapadão do Sul, sendo impossível para esses e os demais que atuam somente em Chapadão do Sul, lotar somente por turno, por conta dessas problemáticas. Costumeiramente chega-se próximo à metade do ano letivo sem conseguir lotar professores em determinadas unidades, matérias e turmas, justamente devido ao conflito de horário, que gera indisponibilidade de uma resolução", complementa Mireuza.
Categoria e comunidade apontam riscos práticos e financeiros
Além das críticas pedagógicas, os professores ressaltam riscos administrativos e financeiros: perda de autonomia das escolas; remoções administrativas sem critérios; lotação por turno que diminuiria a oferta de professores para disciplinas específicas; e possibilidade de comissionados terem mais garantias que efetivos, medidas que, segundo os professores, podem colocar em risco repasses do VAAR/FUNDEB e motivaram denúncia ao Ministério Público.
Segundo ainda os professores, já há denúncia formal protocolada no Ministério Público, além de pedido de suspensão dos atos do Executivo que, segundo os professores, foram tomados sem diálogo prévio com a categoria. A denúncia aponta ainda que um decreto recente teria revogado processo de seleção técnica para diretores, ampliando poderes de nomeação do Executivo.
Mireuza diz que os professores se sentem desmotivados. "Hoje, o professor tem adoecido devido às inúmeras demandas e prazos que vão além do processo de ensino-aprendizagem, precisando trabalhar diversas competências para que ocorra a formação global do aluno, dentre elas os fatores socioemocionais. Agora, como é possível trabalhar o conhecimento e o socioemocional de nossos alunos, se o professor está doente e desmotivado, sem amparo para dar o melhor de si em sua atuação profissional?", questiona.
Vereador Vanderson freia votação; Prefeitura tentou agilizar tramitação
Fontes ouvidas pela reportagem relatam que o prefeito havia pedido a leitura e votação imediata do projeto. A manobra não prosperou: o vereador Vanderson, presidente de uma comissão responsável pela análise da matéria, recusou a urgência e impediu a votação na sequência, argumentando pela necessidade de debates e parecer técnico antes de qualquer deliberação.
"Temos que ler melhor o projeto, ouvir os profissionais da educação, porque isso é a democracia. Ouvir também as partes que serão afetadas, caso o projeto seja aprovado do jeito que está. Inclusive os profissionais vão fazer os seus apontamentos, será marcado uma reunião entre os poderes Executivo e Legislativo, juntos com a Comissão dos Professores, para, assim, tomarmos as melhores decisões", explicou Vanderson.
A posição de Vanderson foi saudada por representantes do magistério presentes à sessão. Para docentes e estudantes, a recusa em aprovar o projeto sem debate legítimo evitou uma alteração abrupta da estrutura de gestão escolar e criou espaço para transparência e participação social.
Agora, professores cobram respostas diretas da Prefeitura: por que a proposta reduz mandatos e amplia a nomeação discricionária do Executivo? Por que alterar regras de gestão escolar sem diálogo com a comunidade e com as entidades representativas? Que justificativa técnica sustenta a lotação por turno e a remoção de ofício, diante dos problemas práticos de deslocamento e da falta de profissionais para disciplinas específicas?
A reportagem procurou a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul e a Secretaria de Educação para comentar o teor do projeto, os motivos das mudanças e os questionamentos dos professores. Até a publicação desta matéria, não houve retorno oficial por parte do Executivo.
Ministério Público acompanha e pode intervir
A movimentação da categoria e o documento entregue ao MP reforçam que o caso pode ultrapassar o debate local. O Ministério Público já recebeu representação e tem sido indicado como endereço para análise de eventual ofensa aos princípios da gestão democrática (previstos na Constituição e na LDB) e aos dispositivos do Fundeb sobre participação comunitária e critérios de seleção por mérito.
A intervenção ministerial pode resultar em recomendações, pedido de suspensão ou mesmo medidas judiciais, caso se confirme violação de normas ou risco a recursos públicos. Professores prometem manter a mobilização enquanto o projeto tramitar na Câmara.
A pressão é por retirada total do PLC 050/2025. A Câmara deve decidir os próximos passos do trâmite legislativo nas comissões competentes. Integrantes do magistério e moradores da cidade seguem acompanhando e cobrando transparência.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação
Você também pode gostar de ler
TJMS mantém Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul pela segunda vez e oposição sofre nova derrota
Mesmo após decisão local que determinava nova eleição, Tribunal de Justiça volta a reconhecer legitimidade da Mesa Diretora e reforça continuidade dos trabalhos do Legislativo
Publicado em 12/05/2026 às 20:18 - Atualizado em 12/05/2026 às 20:19 - Por Renan Carrijo
Vereador Vanderson Cardoso denuncia ônibus sem vistoria e cobra prefeitura de Chapadão do Sul por risco a alunos
Sob gestão de Walter Schlatter, transporte escolar circula sem liberação do Detran, apesar de cobranças dos vereadores
Publicado em 06/05/2026 às 17:28 - Atualizado em 06/05/2026 às 17:35 - Por Murilo Mendes
Princípio de incêndio atinge caminhão na saída para Costa Rica, em Chapadão do Sul
Fogo foi controlado por motoristas antes da chegada dos bombeiros; houve vazamento de diesel na pista
Publicado em 06/05/2026 às 14:31 - Atualizado em 06/05/2026 às 14:54 - Por Murilo Mendes
Reciclagem irregular vira alvo do MP após denúncias de sujeira, barulho e risco à saúde em Chapadão do Sul
Moradora denuncia situação e MP investiga funcionamento sem licença ambiental; caso pode resultar em medidas rigorosas contra atividade em área residencial
Publicado em 06/05/2026 às 10:18 - Atualizado em 06/05/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge colchões e deixa casa tomada por fumaça em Chapadão do Sul
Moradores conseguiram conter as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido
Publicado em 06/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 06/05/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul: MPMS abre procedimento para regulamentar bicicletas elétricas
Promotoria quer reforçar segurança no trânsito diante do aumento de ocorrências envolvendo veículos elétricos
Publicado em 05/05/2026 às 07:36 - Atualizado em 05/05/2026 às 08:13 - Por Gabi Ferreira
Com saldo milionário no Fundeb, professores questionam Prefeitura de Chapadão do Sul sobre atraso no retroativo
Professores dizem que promessa ficou no papel, cobram respeito da Prefeitura e denunciam descaso com quem sustenta a Educação municipal.
Publicado em 01/05/2026 às 23:24 - Atualizado em 01/05/2026 às 23:29 - Por Renan Carrijo
Governo de Eduardo Riedel investe R$ 9,9 milhões na restauração de ruas em Chapadão do Sul
Chapadão do Sul concentra o maior investimento do pacote com obras do Programa MS ativo, que também atende a outras regiões do estado
Publicado em 30/04/2026 às 14:18 - Atualizado em 30/04/2026 às 14:46 - Por Murilo Mendes
Vereadores destacam avanço na saúde com equipamento de última geração no Hospital de Chapadão do Sul
Parlamentares participaram da entrega e ressaltam importância do raio-x em tempo real para melhorar atendimento à população
Publicado em 26/04/2026 às 08:59 - Atualizado em 26/04/2026 às 09:04 - Por Murilo Mendes
Vereadora Alline Tontini propõe melhorias na segurança da Praça Asa Branca e homenageia atletas
Vereadora apresenta indicações voltadas à segurança e reconhecimento ao esporte na sessão desta segunda-feira
Publicado em 24/04/2026 às 18:26 - Atualizado em 24/04/2026 às 18:28 - Por Murilo Mendes