O Dia D de Combate às Arboviroses, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), será realizado em 13 de novembro e vai mobilizar municípios de todo o Mato Grosso do Sul em uma grande ação de prevenção e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A mobilização integra as atividades da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses, realizadas ao longo de novembro, com foco na educação em saúde, prevenção e engajamento da sociedade no enfrentamento às doenças causadas pelo vetor.
Durante o Dia D, escolas, unidades de saúde e instituições parceiras de diferentes municípios vão promover atividades educativas, oficinas, palestras e ações de campo, destacando a importância das pequenas atitudes diárias que evitam a proliferação do mosquito. Serão distribuídos materiais informativos e educativos, reforçando a necessidade da participação da comunidade no combate às doenças.
A coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, destaca que a abordagem integrada entre saúde humana, animal e ambiental é essencial para resultados eficazes. “O enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti envolve compreender que o equilíbrio entre o meio ambiente e as nossas ações diárias é fundamental para a prevenção. Essa é a essência da Saúde Única”, afirmou.
Para a gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, o envolvimento da população é decisivo. “A participação da comunidade é fundamental para manter o mosquito longe. Pequenas atitudes, como eliminar recipientes com água parada e cuidar dos quintais, fazem toda a diferença. O Dia D é um lembrete de que todos nós temos um papel nesse enfrentamento”, disse.
Durante todo o mês, diversas cidades sul-mato-grossenses realizam ações conjuntas com o apoio das secretarias municipais de saúde, escolas e instituições parceiras, reforçando as estratégias de prevenção especialmente no período de chuvas, quando aumenta o risco de proliferação do mosquito.
Em Maracaju, no dia 10 de novembro, será realizada uma capacitação sobre manejo clínico da chikungunya, voltada aos profissionais de saúde e ministrada pelo médico Rivaldo Venâncio, referência nacional no tema. Já no dia 11, acontece a 1ª Oficina “Arboviroses em Foco”, organizada pela SES em parceria com municípios do Estado, para fortalecer a integração entre vigilância, atenção básica e controle de vetores.
O coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, alerta que o cuidado precisa ser constante. “O mosquito precisa de muito pouco para se reproduzir, e é justamente por isso que o cuidado precisa ser diário. A vistoria em casa ainda é a forma mais eficaz de evitar surtos e salvar vidas.”
Até o dia 6 de novembro, reuniões com o Ministério Público Estadual e o programa Colaborador Voluntário discutem novas estratégias para ampliar o engajamento da sociedade civil no enfrentamento ao Aedes aegypti.
Situação epidemiológica em Mato Grosso do Sul
De acordo com o boletim da 44ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta terça-feira (4), o Estado já registrou 13.534 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 8.272 confirmados. O documento aponta 18 mortes confirmadas e sete em investigação.
Nos últimos 14 dias, Caracol, Bonito e Dourados tiveram baixa incidência de novos casos confirmados, enquanto os óbitos ocorreram em Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Sete das vítimas tinham comorbidades.
Em relação à chikungunya, foram 13.695 casos prováveis e 7.525 confirmados, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O Estado também registrou 74 casos em gestantes e 16 mortes, sendo 12 em pessoas com comorbidades. Os óbitos ocorreram em Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi.
A SES alerta para que a população evite a automedicação e procure unidades de saúde ao apresentar sintomas compatíveis com dengue ou chikungunya.
A vacinação contra a dengue é um dos principais avanços no enfrentamento às arboviroses. Até o momento, 188.875 doses foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, que recebeu 241.030 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses, e é indicado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Outro avanço é o desenvolvimento da vacina 100% brasileira pelo Instituto Butantan, com expectativa de registro pela Anvisa até o fim do ano e produção em larga escala a partir de 2026.
Prevenção contínua
O combate às arboviroses depende da ação conjunta entre poder público e sociedade. Além das atividades de vigilância e controle de vetores, cada cidadão pode contribuir com hábitos simples de prevenção, como:
Manter caixas d’água e reservatórios tampados;
Limpar calhas, lajes e ralos;
Eliminar recipientes que acumulam água;
Usar repelentes e telas de proteção;
Apoiar as campanhas realizadas pelos profissionais do SUS.
Com o lema “Contra o mosquito, todos do mesmo lado”, o Dia D de Combate às Arboviroses reforça a união de esforços entre Estado e população para proteger vidas e fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Regulação de Saúde Municipal passa a atender em novo endereço em Figueirão
Serviço agora funciona na UBS Arindo Rodrigues da Silva e reúne agendamentos em um único local
Publicado em 28/04/2026 às 15:43 - Atualizado em 28/04/2026 às 15:45 - Por Murilo Mendes
Prefeito Rodrigo Freitas inaugura FISIOSUS e amplia atendimento em reabilitação em Cassilândia
Novo centro de reabilitação física reforça investimentos da gestão municipal na saúde
Publicado em 28/04/2026 às 14:00 - Atualizado em 28/04/2026 às 14:05 - Por Murilo Mendes
SES alerta para riscos de exames de vista irregulares em Mato Grosso do Sul
Prática vinculada à venda de óculos pode comprometer diagnósticos e causar prejuízos à saúde visual
Publicado em 22/04/2026 às 09:24 - Atualizado em 22/04/2026 às 09:25 - Por Gabi Ferreira
Governo garante manutenção do Pronto Atendimento do Hospital Regional em Três Lagoas
Decisão foi definida após reunião entre Estado e município para assegurar continuidade do serviço
Publicado em 20/04/2026 às 18:46 - Atualizado em 20/04/2026 às 18:51 - Por Murilo Mendes
MS recebe doses da vacina contra chikungunya e inicia estratégia piloto em Dourados e Itaporã
Das 46,5 mil doses previstas, 20 mil já estão no Estado e serão distribuídas nesta sexta-feira (17)
Publicado em 17/04/2026 às 15:22 - Atualizado em 17/04/2026 às 15:27 - Por Day Silva
Morre na Capital bebê de Costa Rica que se afogou em piscina
Vizinhos foram os primeiros a agir e tentaram salvar o menino nos instantes iniciais, antes da chegada do socorro
Publicado em 11/04/2026 às 06:55 - Atualizado em 11/04/2026 às 07:16 - Por Day Silva
Frio favorece vírus respiratórios e exige atenção redobrada com a saúde das crianças
SES reforça medidas simples que ajudam a prevenir doenças e evitar casos graves
Publicado em 08/04/2026 às 15:52 - Atualizado em 08/04/2026 às 16:40 - Por Day Silva
Frio favorece vírus respiratórios e exige atenção redobrada com a saúde das crianças
SES reforça medidas simples que ajudam a prevenir doenças e evitar casos graves
Publicado em 08/04/2026 às 08:17 - Atualizado em 08/04/2026 às 08:20 - Por Gabi Ferreira
Prevendo 46,5 mil doses, SES alinha estratégia de vacinação contra chikungunya
Estado organiza plano de vacinação e reforça a rede assistencial para enfrentamento do surto na região sul de MS
Publicado em 02/04/2026 às 14:01 - Atualizado em 02/04/2026 às 15:03 - Por Day Silva
Figueirão e Paraíso das Águas entram em situação de epidemia de chikungunya em MS
Costa Rica se aproxima do nível considerado epidêmico; Estado já soma 14 cidades com incidência elevada
Publicado em 01/04/2026 às 07:52 - Atualizado em 01/04/2026 às 09:34 - Por Gabi Ferreira