A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último sábado (22/11), motivada em parte por uma tentativa de rompimento de tornozeleira, transformou o cenário eleitoral da direita, que agora enfrenta um vácuo de liderança a menos de um ano e meio das Eleições de 2026.
O plano inicial do campo conservador era que Bolsonaro, mesmo inelegível e em prisão domiciliar, atuasse como "regente oculto", indicando e arbitrando as candidaturas majoritárias. A prisão em regime fechado, que pode se estender por sete anos, inviabiliza esse papel, conforme publicou o jornal Metrópoles.
Aliados sabiam que Bolsonaro seria preso, mas apostavam em conseguir a prisão domiciliar após poucos dias, garantindo que o ex-presidente continuasse a exercer influência sobre as chapas estaduais e a escolha do nome para a Presidência. A forma como a prisão se deu, antecipada e em regime fechado, diminui drasticamente as chances de ele sair da cela, tornando seu acesso a aliados muito restrito.
O grande temor da direita é a falta de direcionamento na corrida presidencial e nas disputas estaduais (como Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o que pode levar o grupo a uma autofagia política no próximo pleito.
A Dança das Cadeiras e o "Fator Flávio"
Com o isolamento de Bolsonaro, a disputa pela candidatura presidencial de 2026 se intensifica entre os cinco governadores cotados, que contam com o apoio do Centrão:
Eduardo Leite (PSD-RS)
Ratinho Júnior (PSD-PR)
Ronaldo Caiado (União-GO)
Romeu Zema (Novo-MG)
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)
Esperava-se que Bolsonaro endossasse um desses nomes até março do próximo ano.
A prisão também colocou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um novo patamar de avaliação. Aliados consideram que ele poderia ser alçado à condição de presidenciável ou, no mínimo, ser o vice em uma chapa que busque amarrar o eleitorado bolsonarista raiz. No entanto, o Centrão resiste a essa composição, temendo a rejeição que o sobrenome carrega.
O risco da desunião com o "03"
O temor é que a falta de intervenção de Jair Bolsonaro permita que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) crie mais atritos com os candidatos à sucessão. A recente troca de farpas entre Eduardo e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), com o deputado se colocando como candidato em eventual ausência do pai, ilustra o risco de desunião que pode prejudicar as chances eleitorais do campo conservador em 2026.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução Metrópoles
Você também pode gostar de ler
STF analisa pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro após transferência para a Papudinha
Após Moraes se declarar impedido devido ao recesso, ação protocolada por advogado independente busca avaliação médica do CFM e transferência para regime domiciliar
Publicado em 17/01/2026 às 08:58 - Atualizado em 17/01/2026 às 09:03 - Por Roberta Cáceres
Parceria entre Prefeitura, Câmara e Estado garante reforma de ponte sobre o rio Sucuriú em Paraíso das Águas
Obra realizada na entrada do distrito de Pouso Alto melhora mobilidade, segurança e beneficia moradores e produtores da região rural
Publicado em 16/01/2026 às 17:21 - Atualizado em 16/01/2026 às 17:34 - Por Redação
Com apoio de Soraya Thronicke, Caravana da Castração atende 200 animais em MS com serviços gratuitos
Ação inclui castração, vacinação e microchipagem de cães e gatos
Publicado em 16/01/2026 às 17:14 - Atualizado em 16/01/2026 às 17:17 - Por Redação
TCE reprova contas de ex-prefeito de MS por excesso de comissionados e pagamentos irregulares
Inspeção identificou falhas como horas extras indevidas, salários acima do teto constitucional e falta de controle da jornada de servidores
Publicado em 16/01/2026 às 15:28 - Atualizado em 16/01/2026 às 15:33 - Por Redação
André Nogueira Barbosa é o novo secretário de Educação e Esporte de Figueirão
Servidor público há cerca de nove anos, André já atuou em áreas administrativas do município
Publicado em 16/01/2026 às 14:20 - Atualizado em 16/01/2026 às 14:24 - Por Redação
Justiça Eleitoral condena ex-prefeito de Nioaque por abuso de poder e contratações irregulares
Valdir Couto de Souza (PSDB) teve direitos políticos cassados após contratar 59 servidores em período vedado; defesa afirma que recorrerá ao TRE-MS
Publicado em 16/01/2026 às 00:59 - Atualizado em 16/01/2026 às 01:00 - Por Roberta Cáceres
Soraya Thronicke destina quase R$ 100 mil para piscicultura sustentável em comunidade quilombola de MS
Projeto executado pelo IFMS beneficia 40 pessoas em Corumbá
Publicado em 14/01/2026 às 15:13 - Atualizado em 14/01/2026 às 15:20 - Por Redação
Nova secretária assume Saúde de São Gabriel do Oeste com foco em fortalecer serviços e ampliar resultados
Kátia Lira Adono foi apresentada em reunião com vereadores
Publicado em 14/01/2026 às 14:06 - Atualizado em 14/01/2026 às 14:09 - Por Redação
Câmara Municipal de Corumbá abrem processo ético contra vereador após confusão com vendedor ambulante
Elinho Verde Fruti pode enfrentar cassação de mandato e responder criminalmente por injúria, ameaça e dano; vídeo de confusão viralizou nas redes sociais
Publicado em 13/01/2026 às 10:09 - Atualizado em 13/01/2026 às 10:12 - Por Roberta Cáceres
Tribunal de Contas suspende licitação de R$ 1 milhão em município de MS por irregularidades
Certame foi interrompido às vésperas da abertura após identificação de falhas graves no edital, incluindo ausência de parecer jurídico e estimativa de preços sem base documental
Publicado em 12/01/2026 às 17:16 - Atualizado em 12/01/2026 às 17:26 - Por Redação