Projeto amplia geração de renda para famílias atípicas de Costa Rica

Capacitações fortalecem práticas voltadas ao empreendedorismo, inclusão produtiva e fortalecimento das redes de apoio.

Imagem de compartilhamento para o artigo Projeto amplia geração de renda para famílias atípicas de Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Em Costa Rica, 13 famílias participaram das formações realizadas em parceria com a Associação de Mães e Amigos Atípicos (AMAACRI). A atividade de encerramento, “Rotas da Liderança – Comunicação Assertiva”, trabalhou habilidades essenciais para quem precisa liderar a rotina familiar e buscar alternativas de geração de renda. Durante os encontros, as participantes também receberam conteúdos sobre organização financeira, empreendedorismo, autogestão e desenvolvimento emocional.

As atividades são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), e pelo Sebrae/MS, via programa Sebrae Plural, e vêm sendo desenvolvidas desde o início de 2024. As turmas de Costa Rica encerraram as atividades de 2025 no sábado (22). O público atendido enfrenta, historicamente, desafios para acessar qualificação profissional e oportunidades formais de trabalho, principalmente devido à rotina intensa de cuidados. Assim, o projeto busca oferecer alternativas reais para ampliar a autonomia, fortalecer a renda e construir novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.

Imagem FAMILIAS ATIPICAS 2

A presidente da AMAACRI e empreendedora, Marilda Aparecida Nogueira, destaca a importância das capacitações para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. “Já atuo como empreendedora há mais de 15 anos, trabalhando com venda de joias, e mantenho uma escolinha com aulas particulares há cinco anos. Participar das atividades do Sebrae foi muito importante para o crescimento das mães e para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas e empreendedoras. Cada encontro trouxe conhecimentos que ampliaram nossa visão e fortaleceram nosso caminho no empreendedorismo.”
 
Já a participante do projeto e também empreendedora Juliani Benite Tigre Gomes, afirma que as atividades auxiliaram seu negócio. “As capacitações foram muito importantes para o desenvolvimento do meu empreendimento. Os conteúdos e orientações contribuíram diretamente para as tomadas de decisão, para o aprimoramento da minha liderança e para me dar mais segurança no dia a dia. Foi uma oportunidade de crescer como empreendedora e de enxergar novas possibilidades para o meu negócio”, finaliza.

A expectativa é ampliar o alcance da iniciativa em 2026, sempre com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no empoderamento das mulheres cuidadoras que empreendem.


Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler