Bandeira amarela: custo da energia elétrica ficará menor em dezembro

Com melhora no período chuvoso, Aneel anuncia redução no adicional cobrado na conta de luz

Imagem de compartilhamento para o artigo Bandeira amarela: custo da energia elétrica ficará menor em dezembro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária passará da vermelha patamar 1, vigente em novembro, para a bandeira amarela em dezembro. Com isso, o valor adicional cobrado na conta de luz cai de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A mudança foi possível devido a condições um pouco mais favoráveis de geração, impulsionadas pela chegada do período chuvoso. A previsão indica que dezembro terá mais chuva do que novembro na maior parte do país, embora ainda abaixo da média histórica para o mês. Mesmo assim, o acionamento das usinas termelétricas segue necessário para garantir o atendimento da demanda.

A Aneel destaca também que a energia solar, por ser intermitente, não supre o sistema continuamente, especialmente à noite e nos horários de pico de consumo.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica ao consumidor o custo real de produção da energia, considerando fatores como disponibilidade hídrica e uso de fontes renováveis ou térmicas. A Agência reforça a importância do consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.


Fonte: MS Todo Dia, com informações da Agência Govbr

Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler