Anvisa aprova vacina 100% brasileira contra dengue e aplicação pelo SUS deve começar em 2026

Imunizante do Butantan é o primeiro de dose única no mundo e já tem 1 milhão de unidades prontas.

Imagem de compartilhamento para o artigo Anvisa aprova vacina 100% brasileira contra dengue e aplicação pelo SUS deve começar em 2026 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue e totalmente produzida no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento no Instituto Butantan. A previsão é que a imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) comece no início do calendário vacinal de 2026.

O Instituto Butantan já possui 1 milhão de doses prontas para distribuição e estima produzir mais de 30 milhões até meados de 2026. A vacina é indicada inicialmente para pessoas de 12 a 59 anos, podendo ter a faixa etária ampliada após novos estudos.

Padilha destacou a relevância científica e estratégica do imunizante. Para ele, trata-se de uma “vitória da ciência e do SUS”, reforçando que a vacina é nacional, eficaz e de dose única — combinação que deve facilitar a adesão da população e ampliar rapidamente a cobertura vacinal.

O Brasil registrou 866 mil casos de dengue e 1.108 mortes em 2025. Segundo a Anvisa, a Butantan-DV apresentou 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática e cerca de 89% contra formas graves, com segurança comprovada em estudos clínicos. Desenvolvida com tecnologia de vírus vivo atenuado, a vacina se baseia em plataformas já usadas em imunizantes como a tríplice viral e a febre amarela.

A nova vacina será incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e o Ministério da Saúde levará a proposta à Comissão Tripartite ainda nesta semana.


Fonte: MS Todo Dia, com informações da Agência Brasil

Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler