O município de Costa Rica foi um dos grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, na categoria cidades com até 30 mil habitantes, ao conquistar três importantes reconhecimentos: Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Educação e o prêmio geral IGMA.
Ao receber os prêmios, o prefeito Delegado Cleverson Alves destacou os avanços de Costa Rica e celebrou o resultado: “Hoje somos triplamente premiados. Primeiro, em Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Costa Rica é uma cidade espetacular: 100% asfalto, 100% LED, transporte coletivo, fomos a primeira cidade com transporte gratuito em Mato Grosso do Sul”, comemorou.
Os vencedores foram anunciados na tarde desta terça-feira (2), durante transmissão especial da TV Bandeirantes em Campo Grande. A premiação identifica municípios que apresentam desempenho acima da média em indicadores de gestão pública.
Reconhecimento pelo IGMA
O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma que reúne dados públicos de 5.568 municípios brasileiros, é composto por seis pilares:
- Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Educação
- Saúde e Bem-estar
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
O sistema utiliza 71 indicadores consolidados por algoritmo próprio, cruzando e organizando informações oficiais para avaliar o desempenho das cidades.
Sobre o reconhecimento na área da Educação, o prefeito ressaltou investimentos na valorização dos profissionais e na estrutura da rede municipal: “Investimos na melhoria dos salários dos professores e dos servidores da Educação, em equipamentos de qualidade, entregamos kits escolares para todos os alunos e, por fim, fomos vencedores no prêmio geral, fruto de investimentos em todos os setores sociais.”
Caminho para a etapa nacional
Com os resultados obtidos no estado, Costa Rica está automaticamente classificada para a fase nacional do prêmio, que reunirá os municípios com os melhores desempenhos do país.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de incentivar boas práticas na gestão pública e promover o desenvolvimento municipal em todo o Brasil.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Matrículas abertas: Prefeitura de Costa Rica inicia período para novos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME)
Prazo para matrículas e transferências vai de 8 a 19 de dezembro de 2025; Pais e responsáveis devem se atentar à documentação exigida e ao atendimento presencial
Publicado em 09/12/2025 às 09:39 - Atualizado em 09/12/2025 às 09:46 - Por Roberta Cáceres
Lama, descaso e risco à vida: jovem sofre acidente em rua tomada por barro deixado pelo SAAE em Costa Rica
Moradora de 21 anos cai de motocicleta na Rua Josina Garcia de Melo após serviço inconcluso do SAAE; família denuncia abandono urbano e cobra providências urgentes da Prefeitura.
Publicado em 08/12/2025 às 21:37 - Atualizado em 08/12/2025 às 21:38 - Por Renan Carrijo
Com 6 anos de tradição, Origami Sushi abre novo espaço e movimenta Costa Rica em festa de reinauguração
Com música ao vivo, novo cardápio, drinks especiais e chopp gelado, a reinauguração reuniu autoridades, empresários e clientes que foram conhecer de perto nova fase do restaurante
Publicado em 08/12/2025 às 16:28 - Atualizado em 08/12/2025 às 18:10 - Por Roberta Cáceres
Costa Rica conclui pagamento da segunda parcela do 13º salário e movimenta mais de R$ 1 milhão na economia local
Os servidores que optaram por não receber a antecipação em junho tiveram agora o pagamento integral do benefício.
Publicado em 08/12/2025 às 16:12 - Atualizado em 08/12/2025 às 16:14 - Por Redação MS Todo Dia
Resultado da prova física para Guarda Municipal de Costa Rica é divulgado: Veja como acessar se seu nome está na lista
Concurso da Guarda Civil Municipal avança; aprovados devem agora entregar exames de saúde até 16 de dezembro
Publicado em 06/12/2025 às 08:17 - Atualizado em 06/12/2025 às 13:48 - Por Roberta Cáceres
Família reunida e churrasquinho com cortes premium: Sabadou especial no Rosa de Saron Espetos em Costa Rica
Cortes selecionados e cardápio completo fazem do Rosa de Saron Espetos a melhor escolha para a noite deste sábado
Publicado em 06/12/2025 às 12:40 - Atualizado em 06/12/2025 às 12:56 - Por Renan Carrijo
Ambiente moderno e familiar marcam a reinauguração do Origami Sushi em Costa Rica neste sábado, com música ao vivo
Completando 6 anos, o restaurante reúne gastronomia japonesa e opções de porções para quem prefere uma culinária diferente
Publicado em 05/12/2025 às 17:04 - Atualizado em 05/12/2025 às 17:19 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Costa Rica autoriza repasse de R$ 600 mil ao CREC para Estadual de 2026
A Lei nº 1.856/2025, sancionada pelo Prefeito Delegado Cleverson Alves dos Santos, garante subvenção social ao CREC, bicampeão estadual, reforçando o fomento ao esporte
Publicado em 05/12/2025 às 11:45 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Rematrículas na Rede Municipal de Costa Rica encerram hoje (3); responsáveis devem comparecer às escolas
Prazo final termina nesta quarta-feira (3) e ausência pode resultar na perda da vaga
Publicado em 03/12/2025 às 14:52 - Atualizado em 03/12/2025 às 15:01 - Por Redação MS Todo Dia