O município de Figueirão deu um importante passo na promoção da saúde sexual e reprodutiva ao realizar, no dia 06, uma capacitação teórico-prática sobre Métodos Contraceptivos de Longa Duração (LARCs). O treinamento abordou dispositivos altamente eficazes, como o DIU de cobre, o DIU hormonal (Mirena®️) e o Implante Subdérmico (Implanon®️).
A formação foi conduzida pela Dra. Ana Cecília e pela enfermeira Regina Nogueira — referências no Mato Grosso do Sul em saúde sexual e reprodutiva — e seguiu as diretrizes da Resolução 690/2022, que orienta a implementação dos LARCs no SUS.
Entre as profissionais que passaram pela capacitação estão a enfermeira Renata Rezende Mortari, coordenadora de Saúde da Mulher, e a médica Dra. Danitz. Ambas agora estão habilitadas a realizar os procedimentos no município, ampliando significativamente o acesso das mulheres figueirãoenses a métodos contraceptivos seguros, duradouros e altamente eficazes.
A capacitação incluiu práticas humanizadas, como aromaterapia, e contou com atendimento direto a 21 mulheres. Ao final do processo, foram realizadas 20 inserções de DIUs e implantes, demonstrando a efetividade e a aceitação da iniciativa. Além disso, a utilização de ultrassonografia à beira-leito garantiu maior precisão e segurança durante os procedimentos.
Com a expansão dos LARCs, Figueirão avança na oferta de métodos contraceptivos com eficácia acima de 99%, beneficiando especialmente adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade e mulheres em idade fértil. A iniciativa contribui para a prevenção de gestações não planejadas, fortalece a autonomia reprodutiva e apoia a redução dos índices de mortalidade materna e infantil no município.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Gestão Juvenal Consolaro realiza última reunião de 2025 com grande evento aos beneficiários sociais em Figueirão
Prefeitura e Secretaria de Assistência Social reúnem mais de 110 pessoas para avaliar conquistas e celebrar o Natal
Publicado em 12/12/2025 às 11:25 - Atualizado em 12/12/2025 às 11:41 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Figueirão realiza encontro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e reforça vínculos
Secretário Municipal de Assistência Social, Pedro Ubiali, encerrou o evento com votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Ele fez questão de reforçar a gratidão pelo ano de 2025
Publicado em 11/12/2025 às 10:11 - Atualizado em 11/12/2025 às 10:18 - Por Roberta Cáceres
Circuito Norte de Laço Comprido inicia 2026 na Casa dos Campeões, em Figueirão, com R$ 40 mil em premiação
Evento ocorre de 16 a 18 de janeiro, há 10 km de Figueirão, e reúne competidores de todo o Estado sob liderança do Patrão Zé Galdino.
Publicado em 08/12/2025 às 07:54 - Atualizado em 08/12/2025 às 08:16 - Por Roberta Cáceres
Se informe: Prefeitura de Figueirão inicia vacinação de gestantes contra bronquiolite
Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório já está disponível na UBS Armindo Rodrigues da Silva desde esta sexta-feira
Publicado em 06/12/2025 às 09:02 - Atualizado em 06/12/2025 às 09:04 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Juvenal Consolaro e Sebrae alinham novos programas de apoio a micro e pequenas empresas em Figueirão
Gerente da Regional Norte do Sebrae, Luzicarla Softov, esteve no gabinete do Prefeito para entregar convite para evento sobre 'Inovação e Futuro dos Consórcios Públicos'.
Publicado em 04/12/2025 às 09:10 - Atualizado em 04/12/2025 às 09:34 - Por Roberta Cáceres
Natal Mágico reúne famílias e emociona Figueirão em três noites de festa, com a presença do prefeito Juvenal Consolaro
Evento promovido pela Prefeitura levou música, fé, diversão e anúncio de obra histórica para o município.
Publicado em 03/12/2025 às 18:22 - Atualizado em 03/12/2025 às 18:25 - Por Redação MS Todo Dia
Figueirão intensifica ações de infraestrutura e serviços públicos durante o mês de novembro
Melhorias contemplam áreas urbanas e rurais, com foco em mobilidade, segurança e manutenção de espaços públicos.
Publicado em 03/12/2025 às 17:59 - Atualizado em 03/12/2025 às 18:13 - Por Redação MS Todo Dia
Casa da Memória de Figueirão recebe curso essencial sobre elaboração de projetos culturais
O encontro contou com a presença de membros da Comunidade de Santa Tereza, da equipe da Casa da Memória — representada por Altair Felícia de Queiroz
Publicado em 02/12/2025 às 11:23 - Atualizado em 02/12/2025 às 12:06 - Por Roberta Cáceres
Com investimento de R$ 2,5 milhões, prefeito Juvenal Consolaro oficializa construção do Lar dos Idosos em Figueirão
Edital para construção do Lar da Pessoa Idosa já está disponível e prevê estrutura moderna, segura e humanizada para acolhimento institucional permanente.
Publicado em 28/11/2025 às 15:08 - Atualizado em 29/11/2025 às 11:03 - Por Redação MS Todo Dia