Paraíso das Águas aprova aumento de imposto sobre Bens Imóveis; vereadores contrários temem retrocesso

Parlamentares defendem que elevar imposto prejudica investimentos e vai na contramão do desenvolvimento. A cidade é considerada a 2ª mais rica de MS.

Imagem de compartilhamento para o artigo Paraíso das Águas aprova aumento de imposto sobre Bens Imóveis; vereadores contrários temem retrocesso da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mesmo sendo a segunda cidade mais rica de Mato Grosso do Sul, Paraíso das Águas aprovou o aumento da alíquota do ITBI de 2% para 3%. A proposta passou na Câmara Municipal com cinco votos favoráveis: Alexia Nogueira Psicóloga, Edson da Oficina, Neife Garcia, José Divino (Fio do Povo) e Professor Leonardo Dias. E três votos contrários: Adriano Dias Agostinho, Donato Rezende e Professora Inês Londero.

Os vereadores que votaram contra argumentam que a cidade tem realidade econômica própria e não deveria seguir decisões de municípios vizinhos. Paraíso das Águas figura como a 2ª cidade mais rica do Estado, impulsionada por um dos maiores PIBs per capita de Mato Grosso do Sul, com forte desempenho no agronegócio e expansão dos setores de comércio, serviços e pequenas indústrias.

Para eles, elevar o imposto não contribui para o desenvolvimento local. Entre os impactos citados estão o encarecimento da compra de imóveis, a dificuldade para novos investimentos e o risco de afastar empresas interessadas em se instalar no município.

Imagem vereadora ines paraiso

A vereadora Professora Inês Londero afirmou que não havia justificativa para o aumento. “Não tem motivo para votar um aumento nessas condições, dificultando investimentos em Paraíso das Águas, sendo que estamos no ranking das cidades mais ricas do Estado”, disse.

Imagem vereador donato paraiso

O vereador Donato Rezende reforçou que o município precisa, primeiro, favorecer a expansão urbana e empresarial. “Paraíso precisa crescer, ampliar moradias e atrair empresas. Aumentar o ITBI se torna mais um problema para quem quer investir aqui”, declarou o parlamentar.

O vereador Adriano Dias Agostinho também considerou a riqueza do município no posicionamente contrário ao projeto. "Tendo em vista que somos o segundo município mais rico em renda per capita do Estado, considerando que temos uma saúde financeira muito boa e equilibrada, e que nossas receitas a cada ano que passa tem excesso de arrecadação, vejo que não é momento de aumentar impostos, pois nossa população já tem uma carga tributária sufocante."

Os parlamentares contrários defendem que a prioridade deve ser garantir condições favoráveis a quem vive, trabalha e investe no município, preservando o ritmo de crescimento que consolidou Paraíso das Águas como referência econômica em Mato Grosso do Sul.


Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação

Você também pode gostar de ler