O município de Alcinópolis alcançou o 1º lugar no ranking do ICMS Ecológico de Mato Grosso do Sul, resultado que reconhece o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além do envolvimento da população nas ações de preservação ambiental.
O desempenho comprova que o município avança no caminho da sustentabilidade, com políticas públicas voltadas à proteção ambiental, gestão responsável dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável.
O ICMS Ecológico é um mecanismo de repartição de parte da arrecadação do ICMS estadual entre os municípios, com base em critérios ambientais. De acordo com a Lei Complementar nº 57, de 4 de janeiro de 1991, 5% do valor arrecadado é destinado às cidades que possuem terras indígenas homologadas, unidades de conservação cadastradas no CEUC, além de iniciativas como plano de gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e destinação adequada do lixo.
A conquista reforça o compromisso de Alcinópolis com o meio ambiente e garante benefícios diretos à população, por meio de maior repasse de recursos e fortalecimento de políticas públicas sustentáveis.
Fonte: MS Todo Dia
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Alcinópolis recebe material do MS Alfabetiza para reforçar alfabetização nas escolas
Entrega foi divulgada pelo prefeito Weliton Guimarães e contempla alunos e professores da rede municipal
Publicado em 19/03/2026 às 18:26 - Atualizado em 19/03/2026 às 18:31 - Por Day Silva
Alcinópolis investe em educação ambiental e incentiva coleta seletiva nas escolas
Campanha envolve alunos da rede municipal e busca criar cultura sustentável no município; prefeito Weliton Guimarães afirma que objetivo é formar cidadãos mais conscientes
Publicado em 19/03/2026 às 09:12 - Por Gabi Ferreira
1ª Copa das Cidades reúne jovens atletas e marca abertura do torneio regional em Alcinópolis
Competição reúne equipes de quatro municípios e incentiva a prática esportiva entre crianças e adolescentes
Publicado em 16/03/2026 às 15:08 - Atualizado em 16/03/2026 às 15:09 - Por Day Silva
Prefeito e vereadores de Alcinopolis finalizam agenda em Brasília com mais de R$ 2 milhões em recursos
Durante reuniões com parlamentares, Weliton Guimarães apresentou demandas voltadas à agricultura, saúde e projetos sociais do município
Publicado em 12/03/2026 às 18:43 - Atualizado em 12/03/2026 às 20:34 - Por Day Silva
Prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães articula recursos em Brasília e senador confirma R$ 2 milhões para escola
Verba será destinada à reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro; município também busca novos investimentos e equipamentos
Publicado em 11/03/2026 às 20:04 - Atualizado em 11/03/2026 às 20:08 - Por Day Silva
Tremor em Alcinópolis vira assunto entre moradores, mas ninguém relata ter sentido o abalo
Mesmo sem perceber o fenômeno, população comenta o registro de magnitude 2.0 e admite preocupação com possibilidade de novos tremores
Publicado em 09/03/2026 às 17:56 - Atualizado em 09/03/2026 às 18:06 - Por Day Silva
Primeiro tremor de terra de 2026 em MS é registrado em Alcinópolis
O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e pelo Centro de Sismologia da USP
Publicado em 09/03/2026 às 16:40 - Atualizado em 09/03/2026 às 17:11 - Por Day Silva