Operação Tabaca desarticula esquema de “delivery” de drogas em Costa Rica

Ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de cerca de 9 kg de maconha

Imagem de compartilhamento para o artigo Operação Tabaca desarticula esquema de “delivery” de drogas em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

As polícias Civil e Militar deflagraram, entre os dias 16 e 17 de dezembro, a Operação Tabaca, em Costa Rica, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada no tráfico de drogas por meio de um sistema de entrega conhecido como “Tabacaria 67”. A ação foi resultado de um trabalho intenso de inteligência, investigação e monitoramento.

As apurações apontaram que um indivíduo identificado pelas iniciais E., conhecido como “Tabacaria”, era o responsável por gerenciar o esquema criminoso. O grupo utilizava carro, motocicleta e bicicleta para a distribuição dos entorpecentes e possuía uma estrutura organizada, com divisão de funções entre armazenamento, logística e movimentação financeira.

Durante a fase de monitoramento, realizada entre os dias 4 e 16 de dezembro, as equipes policiais identificaram o endereço do líder do grupo e confirmaram intensa movimentação típica do tráfico de drogas. No dia 17, durante campana policial, um dos suspeitos, identificado como V., foi flagrado saindo de um imóvel localizado na Rua Tulipa, utilizado como depósito de drogas, conhecido no meio criminoso como “guarda-roupa”.

Imagem cra disk drogas 1

Ao perceber a presença policial, o suspeito tentou fugir e dispensar parte do material, mas foi detido com aproximadamente 1 kg de maconha. No local utilizado para armazenamento, os policiais prenderam o líder da organização, e outro envolvido, responsável pela guarda da droga. No imóvel, foram apreendidos cerca de 8 kg de maconha escondidos em móveis, além de uma balança de precisão.

A operação avançou ainda para uma conveniência da cidade, onde foi preso um quarto suspeito. Ele é apontado como responsável por ceder CPF e contas bancárias, inclusive via PIX, para a lavagem do dinheiro obtido com o tráfico.

Ao todo, a Operação Tabaca resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de aproximadamente 9 kg de maconha, um veículo Fiat Uno utilizado no esquema, cinco aparelhos celulares, incluindo o utilizado para o “disk drogas”, e uma balança de precisão. O prejuízo estimado ao crime é de cerca de R$ 25 mil.

Os envolvidos responderão, conforme a participação de cada um, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Todos os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica para as providências legais.

As forças de segurança reforçam a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias e reafirmam o compromisso no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade no município.

Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Divulgação/4ª CIPM

Você também pode gostar de ler

X Supermercado Paraná