A Secretaria Municipal de Esporte e Cultura de Costa Rica encerrou o ano de 2025 com um balanço considerado o mais expressivo da história do município. A gestão consolidou o esporte, a cultura e o lazer como ferramentas estratégicas para a promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão social, alcançando todas as faixas etárias, de crianças a partir dos seis anos a adultos e idosos.
O prefeito Delegado Cleverson Alves dos Santos destacou que os investimentos reforçam o compromisso da administração com o fortalecimento de atletas. Segundo ele, projetos como o “Forjando Campeões” têm sido cruciais para projetar Costa Rica nos cenários local, regional e nacional. “Os investimentos e as ações promovidas pela Secretaria reforçam o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte e a ampliação das oportunidades”, afirmou o prefeito.
O secretário de Esporte e Cultura, Acir Ferreira, ressaltou que o planejamento contínuo da pasta transformou o esporte e o lazer em ferramentas de desenvolvimento humano e cidadania. Em números, o impacto social e econômico foi notável:
A Secretaria apoiou e realizou mais de 20 grandes eventos.
Esses eventos reuniram cerca de 7 mil participantes diretos.
O público estimado em todos os eventos atingiu a marca de 20 mil espectadores.
Essas iniciativas não só fortaleceram a agenda cultural e esportiva, mas também movimentaram significativamente a economia local, proporcionando lazer e valorizando a cultura regional. O Secretário garantiu que o trabalho, que priorizou a formação de novas equipes competitivas, terá continuidade em 2026.
A Secretaria ampliou a oferta de modalidades esportivas e culturais, distribuídas em núcleos estratégicos que garantem o acesso democrático a milhares de munícipes em diferentes bairros. Ações de lazer, iniciativas sociais e investimentos no alto rendimento foram pilares da atuação em 2025.
Entre os eventos de maior destaque, o calendário oficial incluiu a realização e apoio ao Carnaval de Costa Rica (Costa Folia) e à Exporica. No âmbito esportivo, foram realizados:
O 1º Costa Rica Open de Beach Tênis.
Campeonatos Municipais de Futebol Society (masculino e feminino).
Copas de Futsal e Festival de Natação.
Competições de Motocross, Basquete 3x3, Mountain Bike e Jiu-Jitsu.
Na esfera cultural, a Secretaria reforçou o compromisso com a diversidade, apoiando eventos tradicionais como festas religiosas (Santo Antônio, Bom Jesus da Capela), o Dia da Consciência Negra, festivais musicais (Canta Costa Rica) e a 1ª Feira da Equidade Racial de Costa Rica, além de audiências e concursos voltados às pautas LGBTQIAPN+.
Com a ampliação de atendimentos e resultados expressivos em competições e eventos, o balanço de 2025 reafirma o esporte e a cultura como políticas públicas essenciais para a construção de uma Costa Rica mais ativa, integrada e cidadã.
A asessorria de comunicação divulgou lista de eventos esportivos realizados ou apoiados. Entre as ações da Secretaria de Esporte e Cultura, destacam-se:
- Carnaval de Costa Rica (Costa Folia)
- Exporica
- 2° Torneio Municipal de Vôlei de Praia
- Campeonato Municipal de Futebol 7 Society Masculino e Feminino
- 1° Costa Rica Open de Beach Tênis
- 2ª Etapa Copa ED Adventure Circuito Movimente-se
- Festival de Natação
- Copa de Futsal 45° Aniversário de Costa Rica
- 1° Treinão de Motocross
- 1° Torneio de Basquete 3 x 3
- Cavalgada e Queima do Alho
- IX Moto Fest Costa Rica
- 1° Campeonato de Futebol Society de Base – Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15
- 2ª Etapa Liga Centro-Oeste de Voleibol
- Um Dia no Parque
- Circuito Sesc MTB Brasil
- 1ª Copa Férias de Futsal de Base – sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15
- Torneio do Curralinho
- Escuta Pública Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
- Campeonato Intermunicipal de Futebol de Campo 11
- Treinão da Corrida dos Poderes
- 19ª Primavera dos Museus em Costa Rica
- Liga Terrão Estadual 2025
- Festival do dia das crianças
- 1° Festival de Música das feiras nos Bairros
- 1° Open Costa Rica de Jiu-Jitsu
- 3° Torneio Municipal de Vôlei de Praia
- 1ª Feira da Equidade Racial de Costa Rica
- 1ª Audiência Pública para pautas LGBTQIAPN
- Concurso de Redação voltado a pautas LGBTQIAPN
- Premiação do Concurso de Redação LGBTQIAPN
- Festa do Laço Cumprido
- Congresso dos Adoradores
- Festa do Santo Antônio
- Festa do Bom Jesus da Capela
- Festival de Música Gospel Canta Costa Rica
- Costa Rica com Cristo
- Festa de Nossa Senhora Aparecida
- Festa dos Imigrantes
- Dia da Consciência Negra
- Réveillon
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Prefeitura de Costa Rica
Você também pode gostar de ler
The Best Açaí estreia self-service de Petit Gâteau e lança shakes proteicos em Costa Rica
Unidade oferece mais de 12 tipos de açaís, 24 sabores de sorvetes e mais de 40 acompanhamentos para personalizar sobremesas e bebidas
Publicado em 18/05/2026 às 19:18 - Atualizado em 18/05/2026 às 19:24 - Por Murilo Mendes
Mais Delivery estreia em Costa Rica com explosão de pedidos e movimenta comércio local
Aplicativo chega com promoções, cashback, brindes personalizados e mais de 50 empresas parceiras na cidade
Publicado em 14/05/2026 às 19:29 - Atualizado em 14/05/2026 às 19:37 - Por Murilo Mendes
Decor Colors de Costa Rica lança “Batalha Contra Umidade” com tintas especiais para acabar com infiltrações
Loja especializada em pintura e acabamento destaca produtos como Aqua Shield, Borracha Líquida, Block Total e Block Trincas para combater mofo, fissuras e umidade
Publicado em 13/05/2026 às 15:46 - Atualizado em 13/05/2026 às 16:15 - Por Murilo Mendes
Em aniversário de 46 anos de Costa Rica, Júnior Mochi destaca conquistas e investimentos destinados ao município
Parlamentar destacou o crescimento do município, parabenizou os moradores e reafirmou seu compromisso com investimentos e melhorias para a cidade
Publicado em 12/05/2026 às 08:19 - Atualizado em 12/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Júnior Mochi prestigia abertura da 5ª Expo Rica e reforça apoio ao agronegócio em Costa Rica
Dep. Estadual participou da Expo Rica 2026 ao lado de autoridades, empresários e moradores de Costa Rica e região, além de acompanhar o show da cantora Ana Castela.
Publicado em 08/05/2026 às 08:59 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke traz a Costa Rica atendimento gratuito para 320 cães e gatos na Caravana da Castração
Com mais de R$ 4 milhões investidos em Costa Rica apenas em 2026, senadora destinou recursos para turismo, infraestrutura rural e agora amplia ações de saúde animal no município
Publicado em 07/05/2026 às 16:33 - Atualizado em 07/05/2026 às 16:46 - Por Murilo Mendes
Rosa de Saron Espetos confirma presença na Expo Rica 2026 com estande e cardápio completo e carne de qualidade
Restaurante fecha temporariamente para atender público da festa com espetos, jantinha e carnes de cortes nobres
Publicado em 07/05/2026 às 13:14 - Atualizado em 07/05/2026 às 13:15 - Por Murilo Mendes
MP mira Prefeitura de Costa Rica e pode anular concurso da Guarda Municipal
Investigação assinada por promotor aponta possível descumprimento de lei sobre cotas raciais e caso pode parar na Justiça
Publicado em 06/05/2026 às 07:50 - Atualizado em 06/05/2026 às 13:18 - Por Gabi Ferreira