Alistamento militar 2026 começa em todo o país; prazo vai até 30 de junho

Os jovens selecionados irão servir por um período inicial de um ano, com início previsto para 2027.

Imagem de compartilhamento para o artigo Alistamento militar 2026 começa em todo o país; prazo vai até 30 de junho da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O alistamento militar de 2026 começou nesta quinta-feira (1) em todo o Brasil. O procedimento é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, também está aberto a mulheres de forma voluntária.

A inscrição pode ser feita pela internet, no site oficial do Exército Brasileiro. Quem preferir o atendimento presencial poderá procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima a partir desta sexta-feira (2).

O prazo final para se alistar é 30 de junho. Após esse período, as Forças Armadas darão sequência às etapas de seleção, designação e incorporação, que ocorrem no segundo semestre do ano.

Como funciona o serviço militar

Os jovens selecionados irão servir por um período inicial de um ano, com início previsto para 2027. Esse tempo pode ser prorrogado anualmente, conforme interesse das partes, por até oito anos.

Alistamento feminino

Em 2026, as Forças Armadas disponibilizaram mais de 1,4 mil vagas para mulheres que desejam se alistar voluntariamente:

  • 1.000 vagas no Exército;
  • 300 vagas na Aeronáutica;
  • 157 vagas na Marinha.

As oportunidades estão distribuídas em 145 municípios, abrangendo 21 estados e o Distrito Federal. No ano passado, a procura foi alta: 33 mil mulheres se inscreveram para 1.465 vagas, demonstrando o interesse crescente pelo serviço militar feminino.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Você também pode gostar de ler