As ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal realizadas em três áreas diferentes – Rio Negro, próximo a Corumbá e no Paiaguás –, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul também atua na busca ativa por animais silvestres.
Além do combate direto ao fogo, as equipes fazem o trabalho de retirada dos animais, que possam estar feridos, das áreas em chamas.
“Felizmente até agora, são poucos animais, de fato, encontrados. Mas estamos trabalhando na busca ativa nas áreas onde atuamos”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental), responsável pelas ações de combate a incêndios florestais no Estado.
Segundo a corporação, caso seja encontrado algum animal, o médico veterinário mais próximo do GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal) é acionado para o atendimento e possível reinserção no habitat.
A ação tem o apoio do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que fica em Campo Grande, e está preparado para receber e atender animais silvestres das mais diversas espécies que vivem no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica.
Focos
O Corpo de Bombeiros atua em três principais focos de incêndios no Pantanal, com 55 combatentes em atuação.
Na região do Rio Negro há um foco ativo desde domingo (24). Duas guarnições de especialistas em combate estão no local. A região é de difícil acesso para o deslocamento das equipes e ontem (26) houve o reforço no combate com o acionamento do Grupamento de Operações Aéreas para emprego da aeronave ‘air tractor’. Até agora o fogo já queimou mais de 570 hectares no local.
O segundo foco de incêndio está há aproximadamente 30 quilômetros do município de Corumbá e conta com a atuação de 20 bombeiros. Outro foco está na região do Pantanal do Paiaguás, onde o CPA faz o monitoramento via satélite 24h.
Em pouco mais de dois meses em alerta – período que teve início no dia 17 de julho –, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou em sete grandes incêndios florestais no Estado, seis deles em diferentes regiões do Pantanal e um em Bonito – que foi extinto na sexta-feira (22), após cinco dias de combate.
As condições atmosféricas são adversas e severas – baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos fortes –, além dos incêndios estrem concentrados em áreas de difícil acesso, por isso desde ontem a atuação dos bombeiros ganhou reforço com o apoio da aeronave ‘air tractor’ que tem capacidade de transportar até três mil litros de água.
“Temos toda a estrutura pronta para receber os animais, assim como ocorreu quando nos incêndios florestais dos anos anteriores. Entre os casos mais emblemáticos estão de uma anta que teve 40% do corpo queimado e foi transportada de avião. Ela passou por um atendimento de ponta, com ozônio e depois de recuperada, foi solta. E também atendemos uma onça com as patinhas queimadas, que também se recuperou. E agora ainda temos o reforço do hospital veterinário”, explicou Lucas Cazati, que é médico veterinário e responsável técnico do CRAS.
Com estrutura completa de centro cirúrgico, exames de imagens, laboratórios, além de áreas específicas para recuperação e de quarentena para aves, mamíferos e répteis, o Hospital Veterinário de Animais Silvestres do CRAS, foi inaugurado no dia 14 de setembro. O local é o maior da América Latina no atendimento exclusivo para animais silvestres.
Foto: CPA/CBMMS
Você também pode gostar de ler
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler