Trump afirma que não haverá eleições na Venezuela nos próximos 30 dias e assume que está no comando

Maduro está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, onde aguarda julgamento sob acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas

Imagem de compartilhamento para o artigo Trump afirma que não haverá eleições na Venezuela nos próximos 30 dias e assume que está no comando da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações contundentes sobre a situação da Venezuela em entrevista à NBC News nesta segunda-feira (5). Trump afirmou que a realização de eleições no país vizinho é inviável no curto prazo.

“Primeiro precisamos consertar o país. Não dá para ter eleição. Não há a menor chance de as pessoas sequer votarem. Não (sobre eleições), vai levar um tempo. Precisamos cuidar para que o país se recupere”, disse Trump, descartando a possibilidade de pleito nos próximos 30 dias, conforme divulgação do Portal Metrópoles.

Plano de Reconstrução e Subsidiação

Trump detalhou que os Estados Unidos estão considerando um projeto ambicioso para reconstruir a infraestrutura da Venezuela, focado principalmente no setor de petróleo. O projeto, que ele estima que poderia levar menos de 18 meses, envolveria um alto custo.

“Acho que podemos fazer isso em menos tempo, mas vai custar muito dinheiro (…). Uma quantia enorme terá que ser gasta, e as companhias petrolíferas vão gastar, e depois serão reembolsadas por nós ou através da receita”, comentou o presidente.

Captura de Maduro e Nova Liderança

As declarações de Trump ocorrem após a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, por militares norte-americanos no sábado (3/1). Maduro está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, onde aguarda julgamento sob acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.

A vice-presidente de Maduro, Delcy Rodríguez, assumiu interinamente a Presidência da Venezuela nesta segunda-feira.

"Eu Estou no Comando"

Questionado durante a entrevista sobre quem está realmente no comando da Venezuela, apesar da posse interina de Delcy Rodríguez, Trump declarou enfaticamente: "Eu".

Ele citou pela primeira vez que um grupo de alto escalão do governo norte-americano está envolvido nas decisões sobre o país vizinho. Este grupo inclui o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, e o vice-presidente, JD Vance.

Ao ser perguntado se os EUA estão em guerra com a Venezuela, Trump negou, mas ressaltou o combate ao tráfico: "Estamos em guerra com quem vende drogas. Estamos em guerra com quem esvazia suas prisões em nosso país, com seus viciados em drogas e com seus hospitais psiquiátricos.”

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Joe Raedle/Getty Images


Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/politica/trump-descarta-eleicoes-na-venezuela-nos-proximos-30-dias/234120/

Você também pode gostar de ler