Mostrando liderança política, governador Eduardo Riedel assume presidência do Consórcio Brasil Central

Eleito por unanimidade, o governador de Mato Grosso do Sul liderará o grupo de desenvolvimento regional que articula estratégias para seis estados e o Distrito Federal

Imagem de compartilhamento para o artigo Mostrando liderança política, governador Eduardo Riedel assume presidência do Consórcio Brasil Central da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), foi eleito o novo presidente do BrC (Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central). Riedel assumiu formalmente o cargo em 1º de janeiro de 2026, substituindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

A liderança do BrC é um cargo de grande relevância política e estratégica, pois o consórcio atua como uma plataforma de cooperação entre os estados para:

Articulação Regional: Definir e coordenar ações conjuntas em áreas como infraestrutura, logística, segurança pública, atração de investimentos e desenvolvimento sustentável.

Representação: Fortalecer a voz e a capacidade de negociação da região central do Brasil junto ao Governo Federal e a organismos internacionais.

Desenvolvimento: Buscar soluções e recursos que impulsionem o crescimento econômico e social dos estados membros.

A eleição de Riedel, cuja ata foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (7), ocorreu por unanimidade entre os membros em 10 de novembro de 2025. O mandato do governador de Mato Grosso do Sul segue até 31 de dezembro de 2026.

Riedel expressou sua gratidão pela confiança e reforçou o compromisso com a atuação do grupo. Ainda, ressaltou a imprescindível colaboração de todos os entes consorciados para a edificação de um BrC robusto, pautado na eficiência e na cooperação.

O BrC é composto pelos governadores dos seguintes entes:

  • Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)

  • Maranhão, Carlos Brandão (PSB)

  • Mato Grosso, Mauro Mendes (União)

  • Rondônia, Marcos Rocha (União)

  • Tocantins (governador em exercício), Laurez da Rocha Moreira (PSD)

  • Goiás (representado pelo antecessor até a posse)

  • Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP)

A posse oficial de Riedel ocorrerá durante a 1ª Assembleia de Governadores de 2026, agendada para 21 de janeiro de 2026, em Brasília (DF). O encontro servirá também para definir as prioridades e a agenda do novo ciclo de trabalho para a região do Brasil Central.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação Governo de MS

Você também pode gostar de ler