Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

Medida preventiva atinge produtos das marcas Nestogeno, Nan e Alfamino; empresa iniciou recall voluntário e vai reembolsar consumidores.

Imagem de compartilhamento para o artigo Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil, após identificar risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

A decisão consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7), e tem caráter preventivo.

Entre os produtos afetados estão fórmulas das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Risco à saúde

Segundo a Anvisa, a ingestão de alimentos contaminados pela toxina pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, condição caracterizada por sonolência excessiva, lentidão dos movimentos e do raciocínio, além de dificuldade de reação.

O alerta foi comunicado à agência pela própria Nestlé, que iniciou o recolhimento voluntário dos lotes assim que o risco foi identificado.

Recall internacional

Em nota, a Nestlé informou que o recolhimento ocorre no Brasil e em outros países. A toxina foi detectada em produtos originários de uma fábrica na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, o que levou à ampliação do recall em nível internacional.

No Brasil, a proibição atinge apenas alguns lotes das marcas citadas. Veja abaixo:

Imagem nestle 2 Imagem nestle 3

Orientações a pais e responsáveis

A Anvisa e a Nestlé orientam que:

  • Seja verificado o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis;
  • Produtos pertencentes aos lotes recolhidos não devem ser utilizados nem oferecidos às crianças;
  • Para troca ou devolução, os consumidores devem procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé;
  • Caso a criança apresente vômitos, diarreia ou sonolência excessiva após o consumo, é recomendado buscar atendimento médico imediato, informando o alimento ingerido e levando a embalagem, se possível.

A íntegra da Resolução nº 32/2026 está disponível no Diário Oficial da União.

Nestlé garante reembolso

A Nestlé informou que não há registro de casos confirmados de reações adversas relacionadas aos produtos incluídos no recall, em nenhuma parte do mundo.

Consumidores que possuírem produtos dos lotes afetados devem suspender imediatamente o uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso integral.

Os canais disponíveis são:

A empresa afirmou ainda que está colaborando com as autoridades sanitárias e reforçou que a qualidade e a segurança dos alimentos são prioridades. Após investigação interna, foi identificada uma falha em um ingrediente fornecido por terceiros, e os protocolos de controle foram reforçados para evitar novas ocorrências.

Outros produtos também foram suspensos

Além das fórmulas infantis, a Anvisa determinou nesta semana o recolhimento de quatro lotes de panetones da marca D’Viez, contaminados por fungos.

Também foram suspensos produtos alimentícios que utilizam cogumelos sem autorização para uso em alimentos no Brasil. As medidas foram publicadas em resoluções no Diário Oficial da União.


Fonte: MS Todo Dia
Imagens: Reprodução

Você também pode gostar de ler