Governador em exercício Barbosinha entrega obras e destaca Chapadão do Sul como referência em saneamento no Brasil

O governador interino destacou a execução de quase 8 km de rede de esgoto, restauração de asfalto em vias da cidade e reforma em centro de Educação.

Imagem de compartilhamento para o artigo Governador em exercício Barbosinha entrega obras e destaca Chapadão do Sul como referência em saneamento no Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O governador interino de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, liderou na manhã desta quarta-feira (7) a entrega de um pacote de obras do Governo do Estado em Chapadão do Sul. O evento foi realizado na Prefeitura Municipal e reuniu autoridades locais e regionais, marcando avanços significativos em saneamento básico, infraestrutura urbana e educação.

Entre as obras entregues estão a execução de mais de 7,2 mil metros de rede coletora de esgoto, com 845 ligações domiciliares, a restauração funcional do pavimento em importantes avenidas e ruas do município e a reforma parcial, com acessibilidade, do Centro de Educação Profissional Arlindo Neckel.

Imagem saneamento barbosinha chapadao 07 01 26 barbosinha

Durante o evento, Barbosinha destacou a importância estratégica dos investimentos em saneamento e relembrou sua trajetória à frente da Sanesul. “Isso me traz muita alegria. Em 2014 estive aqui para entregar a primeira estação de tratamento de esgoto, que iniciou esse processo em Chapadão do Sul. Hoje, vejo o município com 94% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto e, com as obras em andamento, chegando a 98%. Isso é praticamente a universalização do serviço e coloca Chapadão em um cenário diferenciado no Brasil, que ainda tem um grande débito com o saneamento”, afirmou.

O governador interino ressaltou ainda que poucas cidades brasileiras alcançaram esse patamar. “Chapadão do Sul está entre os municípios com maior índice de tratamento de esgoto do país, um exemplo de como investimento e planejamento transformam a qualidade de vida da população”, completou.

Imagem saneamento barbosinha chapadao 07 01 26 1

O vice-prefeito e prefeito interino de Chapadão do Sul Ernany destacou que as obras são estruturantes e fundamentais para o crescimento ordenado da cidade. "Os investimentos em saneamento, pavimentação e recuperação asfáltica garantem desenvolvimento com qualidade de vida, acompanhando a expansão urbana do município", afirmou.

Imagem saneamento barbosinha chapadao 07 01 26 diretor sanesul

O diretor de operações da Sanesul em Chapadão do Sul, Madson Valente, reforçou que o município já cumpre, com oito anos de antecedência, a meta prevista em lei para 2033. “Hoje estamos com 94% de cobertura de esgotamento sanitário. Não vamos parar por aqui. Outras obras virão até chegarmos a 100%. Também estamos investindo cerca de R$ 10 milhões em segurança hídrica, com obras de reservação de 2 milhões de litros, garantindo suporte ao crescimento da cidade”, explicou.

Imagem saneamento barbosinha chapadao 07 01 26 geraldo rezende

O deputado federal Geraldo Resende ressaltou o impacto direto do saneamento na saúde pública. “Para cada real investido em saneamento, economizamos de quatro a cinco reais na saúde. Chapadão já ultrapassa 90% de cobertura, e o objetivo do Estado é alcançar 100% até 2027”, afirmou.

Imagem copia_97850667saneamento barbosinha chapadao 07 01 26 2

Também participaram do evento o prefeito de Paraíso Das Águas  Ivan Xixi, o vice-prefeito Roberto Carlos, o secretário da Casa Civil Walter Carneiro e os vereadores Alline Tontini, Marcel D’Angelis, Leonardo Henrique, Emerson Sapo, Marcelo Costa e Mika. O presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso das Águas, Marquinho do Pouso Alto e o vereador Fio do Povo. O vice-prefeito de Camapuã Aloizio Targino e secretário de Finanças Sidney Sobrinho. 


Fonte: MS Todo Dia
Fotos: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler