Aberta inscrição para curso gratuito sobre técnica de estufas aos produtores de Costa Rica

Capacitação em parceria com o SENAR-MS oferece 12 vagas para produtores rurais; foco é aumentar a produtividade e qualidade no campo

Imagem de compartilhamento para o artigo Aberta inscrição para curso gratuito sobre técnica de estufas aos produtores de Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com o objetivo de modernizar a produção agrícola local, a Prefeitura de Costa Rica, via Secretaria de Agricultura (SEMAG), anunciou a abertura de inscrições para o curso de Cultivo Protegido de Hortaliças. A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre o Sindicato Rural de Costa Rica e o SENAR/MS.

A formação é voltada para o aperfeiçoamento técnico e terá um formato intensivo para garantir o aprendizado prático e teórico:

  • Data: 21 a 23 de janeiro de 2026.

  • Carga Horária: 24 horas.

  • Vagas: 12 (limitadas para garantir acompanhamento qualificado).

  • Local: Cinturão Verde.

O conteúdo programático foi desenvolvido para que o produtor possa produzir o ano todo, independentemente das variações climáticas. Os temas incluem:

  1. Estrutura: Escolha de área, tipos de estufas e telados.

  2. Fatores Ambientais: Controle de clima e influência do ambiente na planta.

  3. Manejo: Instalação da cultura, tratos culturais e controle de pragas/doenças.

  4. Pós-Produção: Técnicas de colheita, armazenamento e visão de mercado.

Inscrições

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o engenheiro agrônomo da AGRAER local, Altair Luiz, através do telefone/WhatsApp: (67) 9 9919-4990.

Impacto na Economia Local

Para a administração municipal, o domínio da técnica de cultivo protegido permite que o produtor rural tenha uma oferta constante de produtos no mercado, melhorando a renda familiar e fortalecendo o abastecimento de hortaliças frescas no próprio município.

Dica para o produtor: O cultivo protegido reduz o uso de defensivos e protege a planta contra chuvas intensas e sol forte, garantindo um produto final com maior valor agregado. Garanta sua vaga o quanto antes, devido à alta procura por cursos do SENAR.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler