Alcinópolis é o primeiro destino da Carreta da Justiça em 2026

Projeto do TJMS oferece serviços jurídicos gratuitos e garante acesso à cidadania sem sair do município

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis é o primeiro destino da Carreta da Justiça em 2026 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A cidade de Alcinópolis, no norte de Mato Grosso do Sul, recebe nesta semana os atendimentos da Carreta da Justiça, iniciativa do Tribunal de Justiça de MS (TJMS) que leva serviços jurídicos gratuitos a municípios que não possuem fórum. O município é o primeiro a ser atendido pelo projeto em 2026.

A unidade móvel está na cidade até 20 de janeiro, oferecendo à população serviços como orientação jurídica, audiências de conciliação e mediação, acordos de pensão alimentícia, reconhecimento e conversão de união estável em casamento, divórcio consensual, guarda, reconhecimento de paternidade, entre outros. Os atendimentos devem ser agendados previamente pelo WhatsApp (67) 98462-8249.

Além dos serviços do Judiciário, a edição deste ano traz como novidade a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), que também presta atendimento na carreta, com emissão de títulos de eleitor, regularização, transferência de domicílio eleitoral e segunda via.

Durante a visita institucional à unidade, o vice-prefeito Waldemar Barbosa Filho, a secretária de Planejamento, Administração e Finanças, Duane Mayara Correa Carrijo, e a procuradora-geral do município, Lígia Maria Gomes Maia, foram recebidos pela juíza Kelly Gaspar Duarte, responsável pelos atendimentos em Alcinópolis.

A ação evita que moradores precisem se deslocar até cidades maiores para resolver questões judiciais simples, garantindo o direito de acesso à Justiça para todos. “A proposta é garantir que a Justiça chegue onde o cidadão está, respeitando o direito de todos à cidadania e à defesa de seus direitos fundamentais”, destacou o TJMS.

Você também pode gostar de ler