Prazo vai até 30 de junho: jovens de Costa Rica devem se alistar para evitar restrições na vida civil

Prazo termina em 30 de junho, e quem não regularizar a situação pode enfrentar uma série de impedimentos na vida civil

Imagem de compartilhamento para o artigo Prazo vai até 30 de junho: jovens de Costa Rica devem se alistar para evitar restrições na vida civil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail


O relógio já começou a correr para os jovens que completam 18 anos em 2026. Em Costa Rica, a Junta de Serviço Militar (JSM) faz um alerta claro: deixar o alistamento militar para a última hora pode trazer dor de cabeça - e não é pouca. O prazo termina em 30 de junho, e quem não regularizar a situação pode enfrentar uma série de impedimentos na vida civil.

Previsto no artigo 143 da Constituição Federal, o Serviço Militar Inicial é obrigatório para brasileiros do sexo masculino. Já o alistamento feminino segue como voluntário, destinado às mulheres que desejam ingressar espontaneamente nas Forças Armadas. No entanto, esse atendimento ainda não está disponível de forma presencial em municípios do interior de menor porte, como Costa Rica.

No município, o serviço é feito pela 101ª Junta de Serviço Militar, que funciona na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Josina Garcia de Melo, nº 205, fundos, na região central. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (67) 3247-4689 ou (67) 3247-5970, com Paulo Renato Andriani.

O alistamento pode ser realizado presencialmente ou pela internet. Quem optar pelo atendimento presencial deve apresentar RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Já no formato online, é necessário ter CPF e acessar o site oficial www.alistamento.eb.mil.br ou o aplicativo “Exército Brasileiro”. Mesmo após o cadastro virtual, o jovem deverá comparecer à Junta Militar na data marcada para a cerimônia de Juramento à Bandeira e, quando for o caso, receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

A Junta também chama atenção para tentativas de golpe. O alistamento é totalmente gratuito, e não há qualquer cobrança de taxas. Pagamentos a terceiros ou para CPFs desconhecidos devem ser ignorados. A recomendação é buscar informações apenas em canais oficiais ou diretamente na Junta. O Exército Brasileiro mantém ainda o perfil @alistamento_oficial nas redes sociais.

Quem deixa de se alistar dentro do prazo legal pode sentir o impacto no bolso e na rotina. O cidadão em débito com o Serviço Militar fica impedido de emitir ou renovar passaporte, assumir cargo público, firmar contratos com órgãos governamentais, se matricular em instituições de ensino e participar de concursos públicos, entre outras restrições.

Para alguns, o alistamento é apenas uma obrigação legal. Para outros, pode ser o primeiro passo rumo a uma carreira militar, com acesso à formação profissional e estabilidade. Em comum, está a necessidade de cumprir a exigência para seguir a vida sem entraves.

Em 2025, a 101ª Junta de Serviço Militar de Costa Rica registrou mais de 1 mil atendimentos, número que inclui alistamentos e orientações à população. A expectativa é de novo movimento intenso neste ano.

Você também pode gostar de ler