Costa Rica e região terão calor intenso e baixa umidade neste sábado

INMET emite alerta para cidades da região norte de MS

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica e região terão calor intenso e baixa umidade neste sábado da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O calor deve apertar nos próximos dias em Costa Rica e em toda a região norte de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para esta sexta-feira (26) indica mínima de 19°C e máxima de 35°C no município, com umidade relativa do ar variando entre 90% nas primeiras horas do dia e podendo cair para até 30% durante a tarde.

A tendência, segundo o INMET, é de elevação nas temperaturas e queda nos índices de umidade, o que representa risco à saúde, especialmente durante os períodos mais quentes do dia. O mesmo vale para a cidade vizinha de Chapadão do Sul. Por isso, o órgão emitiu alerta de baixa umidade para várias cidades da região norte do Estado, incluindo Rio Verde, Coxim, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes e Sonor.

 Atenção redobrada no final de semana

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, o calor deve aumentar ainda mais nos próximos dias, com possibilidade de temperaturas ultrapassando os 40°C em várias regiões de Mato Grosso do Sul. Municípios como Bonito, Porto Murtinho, Corumbá e Bodoquena devem atingir os picos mais altos, podendo chegar a impressionantes 42°C.

“No centro-oeste de MS, não se descartam níveis de umidade abaixo de 20%”, alerta Natálio. Ele reforça que os efeitos da onda de calor devem ser sentidos em todo o Centro-Sul do Brasil até pelo menos o dia 28 de janeiro.

Ainda segundo o meteorologista, as chuvas devem dar trégua até o dia 1º de fevereiro, mantendo o clima seco e elevando o risco de problemas respiratórios, desidratação e queimadas.


Você também pode gostar de ler